Ano Bíblico 2020 – 240° Dia – Uma Olhada no Primeiro Mandamento – Mateus 6:21

Leitura Bíblica: Mateus 6: 21

“Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração.”

O Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

O primeiro mandamento diz: “Não terás outros deuses diante de Mim.” Exo. 20:3. Essa ordem é básica para o Antigo Testamento. Ela modela a teologia, a história e a ética do Antigo Testamento.

Também modela o Novo Testamento. Em Mateus 6:19-24, por exemplo, encontramos o primeiro mandamento ilustrado diversas vezes. Talvez possamos captar a intenção de Jesus um pouco mais claramente se parafrasearmos o mandamento para “não terás outros objetivos diante de Mim”. Depois, sugere F. D. Bruner, parafraseamos a intenção de Mateus 6:21 assim: “Onde está teu objetivo, aí estará também teu coração.”

Esse é um vislumbre crucial, porque nossos objetivos determinam nossas ações. Nossos objetivos determinam tudo o mais em nossa vida. Assim sendo, onde está nosso coração, ou aquilo que nosso coração tem em vista, é de suma importância. Seja o que for, isto há de determinar tanto a maneira como vivemos como o lugar onde passaremos a eternidade.

O que eu amo? O que verdadeiramente cativa minha imaginação, meu tempo livre, minha elevada lealdade? Essas perguntas podem me ajudar a descobrir tanto a localização do meu coração como a forma dos meus objetivos. Essas são perguntas nas quais devemos meditar hoje ao terminarmos nossas devoções.

Lemos em João 3:19: “O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.”

Eles “amaram” as trevas. O amor é um assunto do coração. Todos nós escolheremos amar alguma coisa. Felizmente, é-nos oferecida uma escolha na questão. Não somos predestinados.

Hoje, Jesus está me oferecendo uma escolha. Hoje, Ele está apelando a meu coração, afeições e lealdade.

Ele está apelando a mim no próprio contexto de Mateus 6:21, para que eu ame as coisas de valor eterno, em vez de as coisas e os costumes transitórios. Ele deseja que eu ame o tesouro “verdadeiro”.

Qual será minha reação? Que resposta Lhe darei neste dia?

Leitura Complementar:

Capítulo 4 – A Verdadeira Motivação

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *