Leitura Bíblica: João 6:51
“Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente. E o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.”
O Livro de João
Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças
Embora o significado primário de Mateus 6:11 pareça ser “pão diário” físico, não é incorreto expandir o conceito para a esfera espiritual. Assim, Ellen White pode dizer que “a oração pelo pão de cada dia inclui, não somente o alimento para sustentar o corpo, mas aquele pão espiritual que nos nutrirá para a vida eterna. Jesus nos ordena: ‘Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna.’ João 6:27. Ele diz: ‘Eu sou o pão vivo que desceu do Céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre.’ Verso 51. Nosso Salvador é o pão da vida, e é mediante a contemplação de Seu amor, e recebendo esse amor no coração, que nos nutrimos do pão que desceu do Céu”. – O Maior Discurso de Cristo, pág. 112.
E com essa compreensão que cantamos o hino:
O Tu que deste o pão,
Lá junto ao mar,
Vem dá-lo a mim também,
Jesus, vem dar!
Pois, na Palavra, ó Deus,
Pão busco achar,
O santo pão que me há de sustentar. (Hinário Adventista, ne 519.)
Semelhantemente à vida física, nosso ser espiritual não se sustenta por si mesmo. Ambos precisam abastecer-se constantemente pela ingestão dos nutrientes físicos e espirituais apropriados. Lembramo- nos dos profetas Ezequiel e João, que comeram o livrinho das palavras de Deus.
Precisamos “comer” diariamente a Palavra da Vida. Precisamos ver a beleza de Seu amor, precisamos imbuir-nos de Seus caminhos, precisamos de força para viver Sua vida.
Assim, quando oramos pelo pão nosso de cada dia, estamos reconhecendo nossa constante e contínua dependência de Deus em tudo quanto somos, quer na esfera física, quer na mental e espiritual.
Precisamos ter fome e sede diárias de justiça. Precisamos participar diariamente do pão divino.