Ano Bíblico 2020 – 161º Dia – O Significado do Amor – João 3.16

Leitura Bíblica: João 3.16

“— Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

O Livro de João

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

O amor é definido por diferentes pessoas de maneiras diversas, algumas delas nada amáveis.

O idioma grego é rico em palavras para o amor. Ele usa quatro diferentes palavras. A primeira é storgê, que é o amor familiar – aquele amor que o pai ou mãe tem pelo filho ou filha.

A segunda palavra grega para amor é eras, que dá origem à palavra erótico. Esse é o amor de um homem por uma mulher e vice-versa, e inclui o amor sexual.

A terceira palavra é philia. Podemos reconhecer essa palavra em Philadelphia, a cidade do amor fraternal. Philia representa o amor afetivo, o amor que as pessoas sentem por seus melhores amigos.

A quarta e a mais importante das palavras gregas para amor é agapê. Agapê representa bondade insuperável, invencível boa vontade. Quando consideramos uma pessoa com agapê, amamos aquela pessoa sem nos importarmos com o que ela nos tenha feito, ou quanto nos tenha magoado. Queremos o melhor para as pessoas, a despeito da maneira como elas nos tenham tratado. Agapê é totalmente incondicional. Jesus usa a palavra agapê em Mateus 5:44. Esse é o tipo de amor que devemos demonstrar abundantemente aos nossos inimigos.

A essa altura, deve-se reconhecer que o amor agapê não é um sentimento, mas um princípio profundo. E um princípio do coração e da mente. E a determinação de amar as pessoas a despeito de suas ações e de nossos sentimentos humanos. Representa uma determinação da mente. Agapê é o poder de amar até mesmo aquelas pessoas de quem não gostamos e que não gostam de nós. É parte dos frutos da conversão.

Jesus ordena que amemos nossos inimigos. Ele não disse que temos de gostar deles. Podemos não gostar de todas as pessoas, mas é-nos ordenado amar a todas elas. Esse mandamento é o mais abrangente em toda a Bíblia; é o mais impossível.

Ajuda-me hoje, Senhor, a fazer o impossível. Suplico um derramamento especial da Tua graça.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *