Ano Bíblico 2020 – 39º Dia: Mateus 5:8 – Todo Bom Sermão tem um Plano

Leitura Bíblica: Mateus 5:8

“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” Mateus 5:8

Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem-Aventuranças

Todo bom sermão realmente tem um plano. Isso é verdade a respeito do Sermão do Monte em geral, e às bem-aventuranças em particular.

Anteriormente mencionamos como cada uma das bem-aventuranças conduz à seguinte. Assim, todos os que compreendem sua pobreza espiritual, choram por causa de suas faltas, e verdadeiramente chegam ao ponto em que, com sinceridade, se sentem humildes e mansos.

Essa compreensão os levou a ter fome e sede de algo melhor – da justiça de Deus como graça perdoadora, bem como graça transformadora e fortalecedora.

Essa quarta bem-aventurança (ter fome e sede) estabelece o centro das bem-aventuranças. As três que a antecederam tratam da pessoa em relação a Deus. As que se seguem tratam do relacionamento de cada indivíduo com outras pessoas.

A recompensa dos que têm fome e sede é que eles serão fartos. “Mas fartos de quê?” pode alguém perguntar. Da justiça que buscam! Eles são perdoados e transformados em pessoas que possuem nova perspectiva da vida.

Parte dessa fartura está explícita na “segunda parte” das bem-aventuranças. Eles se tomarão misericordiosos, puros e pacificadores. Que bênção! Que transformação! Que dom precioso! Glórias a Deus, por meio de quem todas as bênçãos nos advêm!

Há outra coisa importante a respeito do plano das bem-aventuranças. A quinta, sexta e sétima bem-aventuranças correspondem à primeira, segunda e terceira, tendo a quarta como o ponto central. É como subir de um lado da montanha nas primeiras três, chegando ao topo na quarta, e então descer do outro lado nas últimas três.

De igual modo, os puros de coração são aqueles que anteriormente choraram por causa de sua impureza de coração. Em sequência semelhante, os pacificadores são aqueles que se tornaram mansos.

A grande verdade é que Jesus não tem um plano só nas bem-aventuranças; Ele tem um plano definido para a minha vida.

Ajuda-me, Pai, a compreender o Teu plano.

Leitura Complementar

Continuação do Capítulo 2 As Bem- Aventuranças – por Ellen White – CPB–  Tópico:  Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *