Quando Deus Luta suas Batalhas

Programa gravado sábado, 09.11.2019 na Igreja Adventista da Aldeota – Ce.

Expositor: Professor e teólogo Volney Ribeiro

Transcrição do sermão    

Na Bíblia, encontramos milhares de promessas feitas por Deus a nós. Só em Deuteronômio 28, há mais de 130 promessas a quem for fiel a Deus. E como para Deus é impossível mentir, Ele aposta a honra do seu trono em suas promessas. Suas promessas são tão seguras quanto seu trono. Sua palavra é eterna verdade. Por essa razão, quando os desafios da vida parecem que vão esmagar você e eu, devemos lembrar que nós podemos nos apegar às promessas de Deus.

Quando os israelitas vagavam na escravidão egípcia, eles se apegaram à promessa de Deus de que essa escravidão não duraria para sempre, de que a opressão do maligno não duraria para sempre, de que um dia, baseado nas promessas de Deus, eles iriam para casa.    

Agora, que tipo de promessa Israel tinha quando estava no Egito ou mesmo quando estava vagando no deserto? A que tipo de promessa eles se apegaram, embora a libertação parecesse impossível? Embora eles sofressem sobre o chicote da escravidão? Embora eles, de fato, não tivessem evidência visível de alívio da escravidão?

Profundamente, dentro do seu coração, na essência de seu ser, eles ansiavam por Canaã, eles ansiavam por voltar para casa, eles ansiavam pela Terra Prometida. No entanto, eles não tinham nada além dos chicotes opressores, além do estalo dos chicotes, além da opressora escravidão. Mesmo assim, eles se apegaram às promessas dadas a eles pelos profetas. A que tipo de promessa eles esperaram quando estavam nessa situação tão difícil? Que tipo de promessa foi dado a eles na escravidão? Que tipo de promessa foi dado a eles que os ajudou a se manterem firmes na fé no período de opressão?

Êxodos 6: 6-7: “Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos. E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor”.  

Que promessa! Que Deus! Ele é o Deus que leva nossos fardos! Ele é o Deus que nos resgata da escravidão! Ele é o Deus que nos liberta! E quando Moisés proclamou essa mensagem aos israelitas, eles devem ter ficado cheios de esperança. A história de Israel sendo liberto da escravidão egípcia é a história do ponto de salvação.  

Você e eu estamos sob a mão do opressor. Você e eu estamos na terra do inimigo. Nós temos o chicote do tirano nos açoitando dia após dia, mas a promessa de Deus soa verdadeira. Ele é o Deus que nos resgatará. Ele é o Deus que nos libertará. Ele é o Deus que virá à nossa escravidão e nos deixará livres. Ele é aquele que nos levará à Terra Prometida.  

Deus havia feito uma promessa a Abraão em Gêneses 15. Observem a precisão da promessa! Claro que isso é antes de Israel ir para o cativeiro egípcio. Quando Deus fez a promessa a Abraão em Gêneses 15, é preciso lembrar que as promessas de Deus são verdadeiras, mesmo quando tais promessas parecem ilógicas, mesmo quando tais promessas parecem impossíveis de cumprimento. O que Deus diz é verdade, mesmo que não pareça ser, porque aquilo que Deus declarou deve ser exatamente assim.

Gêneses 15: 13-15: “Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado”.  

Eu posso imaginar que, durante anos de escravidão, Israel se apegou a essa promessa. Tudo que eles tinham eram as promessas de Deus para se apegar.   Há momentos em nossa vida quando nós caminhamos por vales escuros, quando nós caminhamos por experiências difíceis, quando as nuvens do desespero estão ao nosso redor e nós temos pouco a esperar, mas as promessas de Deus são suficientes, elas estavam com Israel nos anos de escravidão dando-lhes esperança.   As promessas de Deus nos trazem alegria, põem uma luz em nossos olhos… põem um sorriso em nossa face, porque as promessas de Deus são verdadeiras.  

A Bíblia diz que as nações (v. 14) a quem eles serviriam seriam julgadas por Deus e que eles viriam com muita riqueza. Deus decretou isso, e isso aconteceu. Deus prometeu e cumpriu sua palavra.  

Muitos anos depois, Deus disse a Moisés, após Moisés vagar 40 anos no deserto (e agora já era um idoso): “Vá até ao Faraó e diga: ‘Deixe meu povo ir’. Faraó estava relutante em fazer isso, e Deus enviou praga após praga sobre os egípcios e quebrou a escravidão de Israel. Israel saiu miraculosamente liberto.  

Quando Deus miraculosamente trabalha em nossa vida, isso não significa que não haverá mais dificuldades. Miraculosa libertação não significa ausência de dificuldade, mas, mesmo quando Deus miraculosamente liberta você e começa a conduzi-lo a uma diferente direção, Ele faz isso da maneira mais misericordiosa possível.

Eu gostaria de gastar algum tempo estudando com você o Êxodo, especialmente o ponto no qual Israel deixou a escravidão egípcia. Eles chegam ao Mar Vermelho, Deus abre aquele mar, e eles passam. Nós vamos estudar aquela pequena fatia da história israelita e dizer para nós mesmos que Deus está falando a nós por meio de Sua palavra nessa historia.  

Nossa história começa em Êxodos 13. Israel foi chamado da escravidão egípcia. E nós começamos com Êxodos 13 iniciando com o verso 17. As pragas tinham sido derramadas sobre o Egito. Faraó finalmente tinha concordado em deixar o povo ir. As escrituras dizem em Êx. 13: 17: “E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito”.  

Essa é uma frase interessante. Toda frase nessa história é incrivelmente importante. O ponto mais curto entre duas linhas, para duas localidades nem sempre é uma linha reta. Deus poderia ter conduzido Israel pela terra dos filisteus à Terra Prometida, que era a distância mais curta, uma linha reta, mas eles eram pelo menos 600 mil homens, sem contar mulheres e crianças. Muitas estimativas acreditam que eles eram 2 milhões de israelitas.  

Eu quero que você imagine que isso não é qualquer pequeno grupo de 15 ou 20 pessoas. Você tem que conduzir dois milhões de pessoas e levá-las do Egito. Você tem que alimentá-los no deserto. Você tem que ter água para eles lá. Em adição a isso, esses israelitas vêm com rebanhos. Eles vêm com uma grande quantidade de bovinos e caprinos.  

Agora, Deus não irá permitir que eles experimentem algo maior do que aquilo com que podem lidar. Ele não vai permitir fazer isso. Eu quero pensar sobre eles. Eles estão cansados de décadas de trabalho árduo. Eles estão desanimados por causa de suas provações. Eles são tribos indefesas. Eles não têm armas ou têm apenas poucas armas.  Sem armas de guerra, eles estão atrasados em sua jornada. Eles não têm um formidável exército. Eles são apenas um grupo de cansados peregrinos de dois milhões de pessoas.  

Os filisteus são o principal exército inimigo, e Deus sabe que, se os liderar pela terra dos filisteus, os filisteus irão atacá-los, dizimá-los e levá-los como escravos novamente. Então Deus faz algo mais miraculosamente impossível aos olhos humanos: Ele os lidera através dos desfiladeiros rochosos, lidera-os através do deserto, lidera-os através de outro caminho. Deus está guiando suas vidas da maneira mais misericordiosa possível.  

Você pode dizer: “Eu estou passando por provações”. Sabe, convido você a pensar em algo: o que você deveria estar atravessando se Deus não estivesse guiando você? O que os israelitas teriam atravessado se Deus não os tivesse liderando?   Deus está guiando você da maneira mais graciosa possível. O primeiro ponto na história é este: (1) Quando Deus nos guia, nem sempre nos deixa livres de dificuldades. Quando Deus nos guia, nem sempre nos deixa livres de tribulações. Era Deus quem guiava os israelitas. Eles tiveram evidência de Sua liderança. Ele deu a eles, dia após dia, uma coluna de nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite. Deus fez tudo por eles.  

Escute bem: se você está enfrentando tribulação em sua vida, isso não significa que Deus não está guiando você. Isso significa que Ele está guiando você da maneira mais graciosa possível, da maneira mais misericordiosa possível, para desenvolver fé em sua vida e profunda confiança nele.  

Agora, em Êxodos 13: 18 e 19, em nossa história, a Bíblia diz: “Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito”. Observe que Deus os estava guiando. Está você atravessando um deserto, um Mar Vermelho? Deus também está guiando você. Continuando, verso 19: “E Moisés levou consigo os ossos de José, porquanto havia este solenemente ajuramentado os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; fazei, pois, subir daqui os meus ossos convosco”.  

Isso é muito significante. José tem 110 anos de idade quando morre. Seu corpo está embalsamado em algum caixão no Egito. Mas José acreditou que o Egito não era seu lar. José acreditou na promessa de Deus de que, um dia, seria liberto das mãos do opressor. José está ciente de que o Egito não é sua casa. Ele está ciente de que sua permanência no Egito seria temporária.  

Ele morre chorando: “Este mundo não é meu lar. Filhos de Israel, quando vocês saírem, não me deixem para trás no Egito. Não deixem meus ossos aqui. Não me deixem murchar na areia e no pó da terra dos opressores. Quando Deus agir poderosamente para libertar Israel, levem meus ossos com vocês. Levem-me para Canaã”.  

O clamor de todo crente em Jesus é o desejo de um lar. “Eu não quero meus ossos apodrecendo em algum velho túmulo sujo de poeira.”    Quando Jesus vier, o choro do meu coração vai terminar. “Jesus, me leva para casa, me leva da terra da escravidão, me leva da terra do opressor”. Veja: José está chorando, chorando um choro de humanidade. “Nós estamos cansados das lutas desta terra.”  

O choro do coração humano é não mais dor, não mais sofrimento, não mais mágoa, não mais morte. O choro do coração humano é não mais câncer, não mais doença cardíaca. O choro do coração humano é não mais bombas que explodem e destroem cidades e matam pessoas. O choro do coração humano é não mais fome, não mais AIDS. O choro do coração humano é: “Senhor, leva meus ossos!”. Veja: José revela o choro de toda humanidade.  

Em Êxodos 14:1, a Bíblia fala conosco. As histórias do antigo testamento são antigas, mas sempre verdadeiras. Elas são velhas, mas sempre novas. Capítulo 14: 1-2: “Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar”.  

Para entendermos melhor esse trecho, é preciso que compreendamos a etimologia de Pi-Hairote. Etimologia é o estudo da palavra. Você olha para a palavra e diz: de onde vem essa palavra? Qual a origem dela? Deixe-me dar um exemplo. Pegue a palavra “sábado”. A palavra sábado vem da palavra hebraica Shabbath. A última parte da palavra “baff” vem de palavra como “Bethlehem”. Beth é casa; Lehem é pão. Bethsaida:Beth é casa, e Saida é peixe. Bethestda: Beth é casa, e Esda é misericórdia.  

Por isso, Jesus, o pão da vida, nasceu em Belém, “a casa do padeiro”. Por isso Jesus chamou Pedro, Tiago e João à beira-mar de Bethsaida, “a casa do peixe ou do pescador”, dos pescadores de homens. Jesus foi a Bethestda, “a casa da misericórdia”. Portanto, Bethé última parte de Shabbath; o meio de Shabbath é ABBA, portanto casa de habitação de ABBA. ABBA é o quê? Pai. E o início da palavra Shabbath vem de uma velha palavra persa, que significa eterno.  

Precisamos, então, saber o que é “Pi-Hairote”. Eu verifiquei o Comentário Bíblico Adventista, e nada significativo: “O nome Pi-Hairote aparentemente é egípcio, mas seu significado e local permanecem incertos.” (Comentário Bíblico Adventista. Gêneses a Deuteronômio, pág. 601.)  Fui ao Google, e nada que parecesse convincente sobre essa palavra. Então, baixei o PDF deste livro na internet: Gleanings in Exodus, de A. W. Pink, um dos melhores sobre o livro de Êxodo. Ele entra em alguns dos antigos comentários, que elucidam o significado para o “Pi-Hairote”, que é um lugar de liberdade.  

Observe: Deus os tira da opressão e da escravidão. Ele os tira do açoite e do chicote do opressor. Ele os conduz, mesmo por provação ou dificuldade, até onde eles têm o seu lugar de liberdade, onde verão os milagres realizados a seu favor. Foi o que Deus fez por você e por mim em Cristo. Ele nos levou de um lugar de escravidão. Ele nos tirou de um lugar de opressão. Ele nos conduziu através de provações e dificuldades ao nosso lugar de liberdade, onde Ele opera milagres em nosso favor, e nós podemos continuar em direção à Terra Prometida.  

Para cada um de nós, Jesus é o nosso lugar de liberdade. Jesus é quem é a libertação definitiva. A história de Êxodos é a sua história, o relato da nossa história, da minha história. É a história da igreja. É a história sobre de Deus liderando um povo à Terra Prometida. Ele liberta-nos do desespero, de uma vida sem esperança, de nosso opressor satânico, quebra nossa escravidão e liberta-nos quando nós não podemos libertar a nós mesmos.  

Seu objetivo é nos levar à Terra Prometida a qualquer custo. É ser aquela torre forte naquele lugar de refúgio – aquela sensação de liberdade para nós. Agora Israel chega àquele lugar, acampando na base da montanha, tendo logo diante deles o mar vermelho.  

Nesse momento, o Faraó reconhece que Moisés não os guiará pelo deserto para três dias de adoração. Ele reconhece que eles se foram para sempre. Os generais de seu exército e seu gabinete estão convencidos de que, se faraó os deixar ir, o Egito, nação mais poderosa do mundo, será grandemente envergonhada. “Você tem que ir buscá-los. Você precisa trazê-los de volta”, disseram eles. Então, Faraó lidera um exército de seiscentos de seus carros de guerra mais ferozes, para persegui-los e trazê-los de volta.  

Ele reúne outros carros com ele, e ele tem esse poderoso exército de milhares de soldados. Agora, imagine isto: dois milhões de escravos vagando no deserto, e está vindo o exército egípcio para oprimi-los e trazê-los de volta à escravidão, de volta ao cativeiro.  

Assim como a Bíblia descreve a história, nós lemos isso em Êxodos 14:3-8: “Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou. E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o Senhor. E eles fizeram assim. Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que não nos sirva? E aprontou o seu carro, e tomou consigo o seu povo; E tomou seiscentos carros escolhidos, e todos os carros do Egito, e os capitães sobre eles todos. Porque o Senhor endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse aos filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram com alta mão”.  

Eu fiquei incomodado com esta expressão: “E eu endurecerei o coração de Faraó”. Por que Deus iria querer endurecer o coração de alguém? Por que Deus iria querer fazer uma pessoa insensível a Sua voz? Vamos estudar a expressão “endurecendo o coração” na Bíblia.  

O que é endurecer o coração? Como um coração se torna endurecido? E como pode meu coração ou seu coração ficar endurecido? Vamos tentar compreender a profundidade do que isso significa. Voltemos a Êxodos 8: 32. Vamos ler três passagens nas Escrituras que descrevem o endurecimento do coração. Êxodos 8: 32. Isso nos dá um quadro um pouco diferente nesse verso. A Bíblia diz assim: “Mas endureceu Faraó ainda esta vez seu coração, e não deixou ir o povo”.  

Agora, o que ele fez aqui que endureceu seu coração? Faraó endureceu seu coração. Você pode pensar em algo mais dramático para chamar a atenção do faraó do que o bombardeio com dez pragas? Poderia haver algo mais dramático? Você pensaria que quando os rios derramaram sangue, quando os sapos cobriram a terra, quando as moscas destruíram o gado, quando o sol chamuscou as plantações, quando a escuridão cobriu a terra, quando o primogênito foi morto, você acha que o faraó disse: “Chega, Deus! Eu me rendo”! Quem endureceu o coração do faraó nessa passagem? Ele mesmo.  

Leiamos também Salmos 95: 8. O que Deus diz a você e a mim? O que Deus diz a Israel? O que significa endurecer o coração? Como o coração fica endurecido? O que significa dizer que Deus endureceu o coração? Salmos 95: 8. Deus disse a Israel. Ele está falando através de Davi: “Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto”.    

Israel também endureceu seu coração, e Deus diz: “Não endureça seu coração”. Agora, como o coração fica endurecido? Hebreus 3: 13 esclarece essa questão. É uma passagem muito clara sobre como o coração se torna endurecido. E nós vamos olhar o verso 12 e o 13 para obtermos o quadro: “Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.

Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado”.  

E agora? Como o coração fica endurecido? O pecado é enganoso, e, quando não escolhemos ouvir a voz do Espírito Santo, como ele nos convence, nosso coração se endurece. Quando nós comprometemos nossa integridade, quando agimos errado voluntariamente, sabendo o que é o certo, nosso coração se endurece. Quando nós comprometemos as convicções, os princípios que Deus estabeleceu no nosso coração por Sua palavra, quando damos as costas à Palavra, nosso coração fica endurecido.           

Se eu sei que o sábado bíblico é um dia santo, e eu escolho agir nesse dia do jeito que melhor me convém; se eu sei que Deus está me chamando para eu entregar meu corpo a Ele como templo do Espírito Santo, e eu simplesmente ignoro isso; se eu permito que os enganos do pecado me tornem arrogante e orgulhoso, com uma língua ferina, eu estou endurecendo o coração. Tudo isso significa que somos negligentes à voz do Espírito Santo, quando Ele fala ao nosso coração.  

No entanto, Deus é misericordioso e continua falando ao nosso coração, de novo e de novo. Mas aqui está o problema com o faraó: ele chegou ao momento de sua vida em que ele não mais ouvia Deus sussurrando ao seu ouvido, mas Deus gritando para ser ouvido. Ele se esqueceu de ouvir que Deus estava trazendo a ele profundas evidências de que estava no comando. E a evidência óbvia que deveria ter aquecido e amolecido seu coração, essa evidência óbvia foi negligenciada.  

Um Deus compassivo e amoroso chega até nós, momento a momento, revelando Sua graça. Ele revela Sua misericórdia, Seu perdão, Sua bondade. Todavia, a nossa resposta às ações de Deus determina se nosso coração será endurecido ou não. Algumas vezes, as Escrituras descrevem a vontade permissiva de Deus como Ele fez no Êxodo, endurecendo o coração de Faraó. Às vezes, repito, as Escrituras descrevem a vontade permissiva de Deus, como aquela em que Ele nos permite fazer escolhas. Em outras palavras, o Todo-Poderoso Deus nos permite fazer escolhas que determinarão se nosso coração estará aberto e receptivo ou não. Dessa maneira, Deus endurece nosso coração. Deus endurece nosso coração permitindo-nos fazer escolhas sobre o que acontece em nossa vida.  

Oh, eu oro a Deus para que meu coração esteja sempre receptivo à voz do Espírito Santo. Eu oro a Deus para que eu possa continuar ouvindo Sua pequena voz dentro de mim, para que eu possa continuar sensível à voz de Deus nas escolhas que eu faço.   Nossa passagem de hoje nos dizem cinco coisas sobre fé. Vamos olhá-las. Vamos voltar a Êxodos 14. Os exércitos de faraó estão se lançando sobre Israel. Os israelitas já conseguem ouvir o barulho estrondoso das charretes Ao sul, há montanhas, e eles não podem fugir nessa direção. Ao norte, eles têm o deserto diante deles. Atrás deles, vêm os egípcios.

Nossa história nos diz cinco coisas sobre fé.   

(1) A fé exigida em cada etapa de nossa jornada. Deus guia o seu povo para fora da escravidão egípcia. Deus os conduz através do deserto pela fé, mas a fé não termina no mar vermelho. Fé é exigida na vida cristã em cada etapa de nossa jornada. Nunca haverá um lugar onde eu possa dizer: “eu cheguei, não preciso mais de fé”. Todo dia, a fé é uma experiência necessária.    

Êxodos 14: 9-10: “E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom.

E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor”. E o povo de Israel começa a chorar, verso 11: “E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito”? Verso 12: “Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto”.  

Fantástico! Quão rapidamente nos esquecemos! Fantástico! Agora, que há mais uma tribulação, eles esquecem. Quão rapidamente se esqueceram de que Deus os estava liderando de forma miraculosa até ali, libertando-os da escravidão egípcia!  

Uma das maiores maneira de manter a fé é revisar em sua vida como Deus tem conduzido você. É olhar para trás e dizer: “passo a passo, Deus tem me guiado, e Ele não me deixará agora”. Eles poderiam até estar sentindo a respiração egípcia, e poderia parecer que não haveria mais saída. O mar vermelho estava diante deles, mas eles deveriam louvar a Deus porque tinham um Pai amado e poderoso libertador. No entanto, eles facilmente esqueceram o que Deus havia feito por eles.  

É tão fácil esquecer Suas abundantes bênçãos. É tão fácil ter um espírito de reclamação sob provações. É tão mais fácil focar nos problemas de hoje do que focar nas providências passadas. É tão fácil permitir que a preocupação e o medo nos levem a uma ansiedade esmagadora, em vez de viver em fé calma, agarrando-se às promessas de Deus!  

Cada um de nós tem escolhas para fazer todos os dias. Por isso, escolho viver apegado às promessas de Deus, à Sua bondade e à Sua misericórdia! Eu não devo, em hipótese alguma, ver as coisas ao meu redor, às vezes se deteriorando, e desenvolver um espírito de murmuração. Oh, eu vou superar tudo isso pela fé em louvor a Seu nome.  

Como crentes, não estamos isentos de tribulações. Mas Deus, por meio de Seu divino propósito, fortalece nossa fé através das provações. A primeira lição sobre fé, neste sábado pela manhã, é esta: a fé é necessária em cada etapa da vida cristã. Não há momento em que você possa dizer: eu não preciso de fé.  

(2) A fé precisa gerar calma, pois deve mover-se para frente. Agora vamos olhar aqui Êxodos 14. Moisés disse do povo: “todos eles estão reclamando”. Eles se tornaram críticos da liderança de Moisés. Eles estão dizendo que deveriam ter permanecido no Egito. E o que Moisés diz? Vamos ler Êxodos 14: 13-14: “Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis”.  

Observe o que ele diz agora. Primeiro ele diz: “não tenha medo”. Em outras palavras Deus está dizendo ao povo: “Não tenham medo, não se preocupem! Ponham sua ansiedade aos meus pés! Eu quero meditar neste imperativo: “Não temas”. “Não temas” é uma daquelas grandes expressões proferidas nas Escrituras.  

a) “Não temas” é o que Deus disse a Abraão em Gêneses 15, quando Ele o conduziu da sua terra para um lugar que ele não conhecia, para uma nova terra.  

b) “Não temas” foi o que Deus falou a Josué, em Josué 8.   

c) “Não temas” foi o que Deus disse aos 300 de Gideão, quando eles tinham que enfrentar o exército inimigo como Deus havia dito a Gideão.  

d) “Não temas” foi o que Deus disse através de Davi a Salomão.  

e) “Não temas” foi o que Jesus disse a seus discípulos.  

E você lembra o que Isaías disse? Vamos ler na Bíblia o livro de Isaías. Olha só o que vamos encontrar em Isaías 35: 4: “Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará”.  

Isso se aplica à Segunda Vinda de Cristo, à Primeira Vinda de Cristo e a todo medo que você tem hoje. Você vê o medo paralisando as pessoas. O medo nos segura na escravidão. Ele nos incapacita e consome nossa energia. A ansiedade suga nossa força vital, mas Deus fala a nós como falou a Israel: “Não temas”!  

A Bíblia diz em I João 4: 18: “…o perfeito amor lança fora o temor”. Nós podemos estar seguros no amor de Jesus.  O Egito deste mundo pode perseguir-nos, o inimigo pode atacar-nos, as forças do inferno podem querer destruir-nos, mas Jesus é nosso poderoso salvador. Jesus diz para você hoje: “Não temas”!   

Agora, observe a segunda coisa que ele diz em nosso texto. Êxodos 14: 13. Qual a segunda coisa que ele diz em nosso texto? Deus diz o quê? “Fique quieto!” O que ele está dizendo quando fala que devem ficar quietos? Descansem em meu amor. Descansem em meu cuidado. Obtenha conforto em minha compaixão. Alegre-se em minha bondade. Você verá a salvação de Deus.  

“Fique quieto!” É o que Jesus diz para você e para mim: “venha a mim o que está cansado e sobrecarregado, e eu o aliviarei”. Não se preocupe com sua doença! Não a deixe paralisar você! Jesus diz: “Fique quieto”! Descanse em sua graça. Descanse em seu amor. Ele tem tirado você da escravidão egípcia. Ele tem libertado você do chicote do opressor. Ele tem levado você à fronteira do Mar Vermelho, mas não vai permitir que você se afogue. “Fique quieto!”, Ele diz.  

Observe o que Ele diz agora aqui. Qual a próxima frase? O senhor vai fazer o quê? O que o Senhor vai fazer por nós? O Senhor vai lutar por nós. Olhe o verso 14, de Êxodos 14: “O Senhor pelejará por vós”. Estou tão feliz por ter um poderoso guerreiro que luta por mim. Você não está feliz que esse poderoso guerreiro luta por você?    Você não está sozinho. É algo maravilhoso saber que Deus quer lutar suas batalhas por você. Lembre-se: você não está sozinho. Você tem o melhor guarda-costas do mundo. Jesus nunca deixa você sozinho. Ele nunca o abandonaria nas batalhas desta vida.  Você tem um maravilhoso salvador, que tem seus olhos sobre você, que sabe toda tribulação e dificuldade que você atravessa.  

Nós temos um salvador que diz: “Eu lutarei suas batalhas por você! Eu te dou cobertura, e você não precisa temer”!  

(3) A terceira coisa que eu quero compartilhar sobre fé é esta: Deus disse a eles: “Fiquem quietos”! O Senhor vai lutar por você. O que ele disse? Ele disse: “Fiquem em paz! Mantenham a calma! Não saiam correndo! Seu esforço não vai conseguir resolver isso. Sua força é insuficiente para essa batalha.  

A fé move para frente mesmo sem ter todas as respostas. Você vê as respostas chegarem, conforme você se move para frente. A fé se move para frente não porque vê as soluções, mas porque tem absoluta confiança em Deus, que tem a solução.  Há uma maravilhosa declaração no livro Patriarcas e Profetas, da escritora Ellen G. White, que diz isso: “Os obstáculos que impedem nosso progresso nunca irão desaparecer diante de um espírito hesitante e duvidoso. Aqueles que preferem a obediência até que toda sombra de incerteza desapareça e não exista risco de fracasso ou derrota, jamais obedecerão. A incredulidade sussurra: ‘Esperemos até que as obstruções sejam removidas e possamos ver claramente o caminho’, mas a fé exige corajosamente um avanço, esperando todas as coisas, acreditando em todas as coisas”.  

Eu amo esta sentença: “Os obstáculos que impedem nosso progresso nunca irão desaparecer diante de um espírito hesitante e duvidoso”. Moisés liderou Israel pelo mar, e eles pisaram na água antes de elas se separarem. Se você esperar por um passo em direção a Deus antes que todas as dificuldades sejam removidas, sua falta de fé o impedirá de avançar na direção das águas. Muitos alegam querer seguir a Cristo, mas estão sempre listando problemas, esperando que primeiro eles terminem para se tornarem discípulos de Jesus. Saiba de uma coisa: dessa forma, você vai continuar esperando, porque vai ter problema para sempre. Eles vão sempre surgir. E o diabo vai tirar proveito disso, porque você não tomou uma decisão ao lado de Cristo.  

Mas quando você agir pela graça do Deus vivo, ele abrirá as águas para você passar. Quando você se mover na direção do que Deus estabeleceu no seu coração, para fazer Deus abrir as águas do Mar Vermelho, Ele o fará. Nós precisamos aprender a caminhar em fé. Quando Deus põe um sonho em seu coração, quando Ele põe uma convicção em sua alma, quando Deus move Seu Espírito para fazer algo, primeiro você precisa aquietar-se em Sua presença e descansar em sua bondade, força e poder. Precisa chegar o momento em que você sai pela fé. Precisa chegar o momento em que você se move para frente por Jesus, sabendo que Ele vai abrir aquele mar para você.  

(4) Às vezes, a fé parece algo ilógico. Fé não é ver; sinal não é fé. Quando Moisés estendeu a mão sobre o mar, Deus lhe disse: “Siga em frente”! Isso foi o mais ilógico possível. Fé é acreditar. É confiar. É agarrar-se às promessas de Deus, quando nós não podemos ver.   Eu entendo tudo sobre o ponto da salvação e como um Deus amoroso salvará um pecador como eu? Não, mas eu acredito. Eu entendo como Jesus pode não apenas salvar-me por Sua graça, mas transformar-me à sua semelhança? Não, mas eu acredito.

Eu entendo o modo como Deus me guia neste mundo tenebroso e um dia me levará em segurança para o lar celestial? Não, mas eu acredito. Eu entendo como nunca ficarei entediado, mesmo vivendo por séculos sem fim na eternidade? Não, mas acredito. Por quê? Por causa das promessas de Deus.  

Quando a culpa preencher seu coração, não apenas por causa daquilo que você tem feito, mas também por aquilo que você não fez, por toda negligência em sua vida, e nós vemos a nós mesmos diante de Deus tremendo e dizendo: “Como eu posso ser salvo”? Você ainda deve acreditar… acreditar nesse Seu salvador… acreditar que Ele pode redimir você por Sua graça… acreditar que você pode ser justificado pelo sangue de Jesus.  

Às vezes, quem sabe, você até fala para Deus: “Como você vai me preparar para a Segunda Vinda de Cristo? Conheço tantas deficiências na minha vida”! Mesmo assim, você ainda deve continuar acreditando em Sua graça, em Seu poder!  

O que você pode fazer quando você vê o mal triunfando no mundo? Você pode continuar acreditando. Moisés disse ao povo: “Movam-se para frente em fé”! É tempo de crer nas promessas de Deus. Seu perdão é graça, sua misericórdia é amor e poder. É tempo de acreditar. Mova-se para frente!  

(5) Fé reivindica vitória antes da experiência da vitória. Eu vou dizer-lhe uma coisa: Deus quer abrir o Mar Vermelho diante de nós. Deus também quer usar você também para ajudar outros a atravessar esse mar. Deus quer usá-lo para ser um instrumento de bênção a outros… E se Deus fez no passado tantas maravilhas, por que Ele não as faria também no futuro?  

Sabe, o Deus que conduziu Israel da escravidão egípcia e livrou-os do opressor e os conduziu de forma tão misericordiosa e graciosa através das tribulações da vida, é o Seu Deus. O Deus que abriu o Mar Vermelho é Seu Deus. O Deus que salvou as crianças de Israel e as levou para dentro da terra de Canaã é seu Deus.  

Ele é o Deus que nos perdoa… Ele é o Deus que nos liberta do chicote do opressor… Ele é o Deus que alivia o fardo dos nossos ombros… Ele é o Deus que trabalha em nossa vida para quebrar a escravidão do pecado. Ele é o Deus que nos levará à Terra Prometida, à Canaã celestial.  

Onde quer que você esteja na jornada da fé, Ele quer conduzir você. Onde quer que você esteja na sua peregrinação nesta Terra, se você acreditar, se confiar nEle, Ele vai levar você através do Mar Vermelho da vida. Mesmo quando parecer impossível abrir a porta, esse Deus lhe dará a vitória, porque Ele lutará suas batalhas.  

Amém!  

Tags , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *