Alegria ao invés de Alergia!

                por  Pr. Malos Cavalheiro 

No livro de gênesis (o livro das origens) encontramos um Deus constituído de três seres. Eles estão unidos intimamente na construção de um novo projeto. Eles estão criando um planeta chamado Terra. Em 6 dias eles criam todas coisas, mas no sétimo dia o livro das origens diz que: “Assim terminou a criação do céu, e da terra, e de tudo o que há neles.  No sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito.  Então abençoou o sétimo dia e o separou como um dia sagrado, pois nesse dia ele acabou de fazer todas as coisas e descansou.  E foi assim que o céu e a terra foram criados.” (Gênesis 2:1-4 NTLH)

Não existe nada melhor do que descansar! Todo trabalhador entende o que estou falando, certo? Depois de uma jornada árdua de trabalho poder parar, descansar e divertir – se é maravilhoso. Acho que todos nós somos unânimes em concordar com essa ideia, Ok? Acredite em mim – Deus sempre soube disso!  Por isso ele inventou o ciclo semanal de 7 dias. Onde trabalhamos e desenvolvemos nossas atividades em seis dias e descansamos em um.

Deixe – me explicar melhor….

O segundo livro da Bíblia chamado Êxodo conta a história da libertação de uma multidão de escravos. Através de uma homem chamado Moisés Deus libertou os Israelitas da opressão egípcia. Neste momento da história Deus estava interessado em reordenar a vida destes escravos e usá-los como uma referência para o restante do “Seu” planeta que agora estava em estado de sequestro. Para restaurá-los Deus concedeu a Moisés um código conhecido como 10 mandamentos. Esse código tem tudo a ver com mudança, alegria, restauração e em última instância libertação da escravidão. No 4o  dos dez códigos Deus escreveu o seguinte estatuto: “— Guarde o sábado, que é um dia santo.  Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana;  mas o sétimo dia da semana é o dia de descanso, dedicado a mim, o Senhor, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem os seus filhos, nem as suas filhas, nem os seus escravos, nem as suas escravas, nem os seus animais, nem os estrangeiros que vivem na terra de vocês. (Êxodo 20:8-10 NTLH)” ciclo semanal de 7 dias significa trabalhar 6 e descansar ou desfrutar de um.

Isso é genial! Você concorda?!

Esse dia semanal de descanso funciona como uma comemoração de aniversário. Celebramos a cada sábado (que em hebraico significa descanso) o aniversário deste planeta, usamos esse dia para aprofundar relacionamentos, descansar do labor, evitar acúmulo de trabalho e consequentemente doenças. Como um dia de aniversário fazemos dele algo especial – digno de celebração, diversão, alegria e comemoração.

Porém, pessoas religiosas tem deturpado e colocado regras que não fazem sentido numa celebração de aniversário. A religião consegue transformar um dia de alegria em um dia de “alergia”. Ela distribui uma série de regras que fazem esse dia ser tão duro quanto um dia rotineiro de trabalho. São regras que destroem o verdadeiro sentido originado na mente de Deus.

Deixe -me explicar melhor…

Minha filhinha completou 3 anos no dia 2 agosto de 2012. Foi um dia de alegria, celebração e comemoração compartilhados entre nós, nossos relacionamentos se aprofundaram, Eu e minha esposa abraçamos e amamos nossa filha de uma maneira muito especial. Também Fizemos um bolo de aniversário e convidamos amigos para celebrarem conosco.

Porém…

Se eu resolvesse vestir minha “carapuça de religiosidade” o dia seria bem diferente. Eu diria mais ou menos assim: filhinha, hoje é um dia especial, sagrado e feliz porque nós vamos celebrar seu aniversário. Aqui está seu bolo, porém para que o dia possa ser bem aproveitado você precisa obedecer algumas pequenas regrinhas. Primeiro você deve comer o bolo sentada, nunca levante e coma ao mesmo tempo; segundo você pode comer o bolo apenas entre 1 e 1:15 PM; terceiro você deve usar colher e nunca garfo; quarto o bolo não foi feito de chocolate como você gostaria porque nossa religião não permite, ele foi feito de baunilha; quinto você pode brincar apenas 2 horas com seus amiguinhos; sexto você pode comer apenas 1 pedaço de bolo para não afetar sua saúde e não esqueça: aproveite bem esse dia, pois é o dia do seu aniversário!

As atuais palavras Sábado, regras e religião juntas na mesma frase  causam alergia ao invés de alegria! A religiosidade aprisiona as infinitas ideias de Deus dentro de uma minúscula caixa de papelão construída por mãos humanas. Por isso as palavras Deus e sábado (descanso) não ligadas a tradições e dogmatizações humanas soam bem melhor!

Que você possa apreender com Deus a alegria de descansar no sétimo dia.

Que você seja feliz com Deus e sua família nesse dia.

Que você possa aproveitar a festa e brincar com alegria e sinceridade.

Que você entenda o que realmente significa e que benefícios a humanidade desfruta quando compreende o significado do descanso semanal criado por Deus!

Marlos Cavalheiro
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

3 respostas para Alegria ao invés de Alergia!

  1. Obrigada pela dica Lucas Cambraia.

    Excelente texto Marlos Cavalheiro

  2. Anônimo diz:

    You need to be a part of a contest for one
    of the best websites on the web. I most certainly will
    highly recommend this blog!

    my blog … phoenix law firm

  3. Tkank you very much. God blessed you.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *