“Do meio disso saía algo semelhante a quatro seres viventes, cuja aparência era esta: tinham a semelhança de ser humano. 6Cada um tinha quatro rostos e quatro asas. 7As suas pernas eram retas, e a planta dos pés era como a de um bezerro e brilhavam como bronze polido. 8Debaixo das asas, nos quatro lados, tinham mãos humanas. Assim, todos os quatro seres viventes tinham rostos e asas. 9As asas se uniam uma à outra. Eles não se viravam quando se moviam; cada um andava para a sua frente.
10Quanto à forma de seus rostos, cada um tinha um rosto de ser humano. Do lado direito, os quatro tinham rosto de leão; do lado esquerdo, rosto de boi; e os quatro também tinham rosto de águia. 11Assim eram os seus rostos. Suas asas se abriam para cima. Cada ser vivente tinha duas asas, unidas cada uma à do outro; com as outras duas asas eles cobriam o corpo. 12Cada um andava para a sua frente. Para onde o espírito queria ir, eles iam; não se viravam quando se moviam. 13O aspecto dos seres viventes era como carvão em brasa, à semelhança de tochas. O fogo corria resplandecente por entre os seres viventes, e dele saíam relâmpagos. 14Os seres viventes ziguezagueavam à semelhança de relâmpagos.
15Quando eu estava olhando para os seres viventes, eis que havia uma roda no chão, ao lado de cada um deles. 16O aspecto das rodas e a sua estrutura eram brilhantes como o berilo. As quatro tinham a mesma aparência, cujo aspecto e estrutura eram como se uma roda estivesse dentro da outra. 17Quando elas andavam, podiam ir em quatro direções e não se viravam quando se moviam. 18Os aros dessas rodas eram altos e metiam medo; e, nas quatro rodas, os aros estavam cheios de olhos ao redor.
19Quando os seres viventes se moviam, as rodas se moviam ao lado deles; quando eles se elevavam do chão, também as rodas se elevavam. 20Para onde o espírito queria ir, eles iam, pois o espírito os impelia; e as rodas se elevavam do chão juntamente com eles, porque nelas estava o espírito dos seres viventes. 21Quando os seres viventes se moviam, as rodas se moviam; quando eles paravam, as rodas paravam; e, quando eles se elevavam do chão, as rodas também se elevavam com eles; porque o espírito dos seres viventes estava nas rodas.
22Sobre a cabeça dos seres viventes havia algo semelhante ao firmamento, como cristal brilhante que metia medo, estendido por sobre a cabeça deles. 23Por debaixo do firmamento, cada ser vivente estendia duas asas na direção do ser que lhe estava próximo; e com as outras duas asas cobriam o corpo. 24Quando eles andaram, ouvi o ruído das suas asas, que era como o som de muitas águas, como a voz do Onipotente, um som de tumulto como o tropel de um exército. Quando eles paravam, abaixavam as asas. 25Veio uma voz de cima do firmamento que estava sobre a cabeça deles. Quando eles paravam, abaixavam as asas.
26Por cima do firmamento que estava sobre a cabeça dos seres viventes, havia algo semelhante a um trono, como uma safira; e, sobre essa espécie de trono, estava sentada uma figura semelhante a um ser humano. 27Vi que essa figura era como metal brilhante, como um fogo ao redor dela, desde a sua cintura e daí para cima; e desde a sua cintura e daí para baixo, vi que essa figura era como fogo e havia um resplendor ao redor dela. 28Como o aspecto do arco que aparece nas nuvens em dia de chuva, assim era o resplendor ao redor. Esta era a aparência da glória do Senhor. Ao ver isto, caí com o rosto em terra e ouvi a voz de quem falava.”
“Serafins estavam por cima dele. Cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava. 3E clamavam uns para os outros, dizendo:
“Santo, santo, santo
é o Senhor dos Exércitos;
toda a terra está cheia
da sua glória.”
Números 2 A ordem das tribos no acampamento
1O Senhor disse a Moisés e a Arão:
2— Os filhos de Israel acamparão junto ao seu estandarte, segundo as insígnias da casa de seus pais; eles acamparão ao redor da tenda do encontro e de frente para ela. 3Os que acamparem ao leste, para o lado do nascente, serão os do estandarte do arraial de Judá, segundo as suas turmas; e Naassom, filho de Aminadabe, será chefe dos filhos de Judá. 4E o seu exército, segundo o censo, foram setenta e quatro mil e seiscentos. 5E junto a ele acampará a tribo de Issacar; e Natanael, filho de Zuar, será chefe dos filhos de Issacar. 6E o seu exército, segundo o censo, foram cinquenta e quatro mil e quatrocentos. 7Depois, a tribo de Zebulom; e Eliabe, filho de Helom, será chefe dos filhos de Zebulom. 8E o seu exército, segundo o censo, foram cinquenta e sete mil e quatrocentos. 9Todos os que foram contados do arraial de Judá foram cento e oitenta e seis mil e quatrocentos, segundo as suas turmas; e estes marcharão primeiro.
10— O estandarte do arraial de Rúben, segundo as suas turmas, estará para o lado sul; e Elizur, filho de Sedeur, será chefe dos filhos de Rúben. 11E o seu exército, segundo o censo, foram quarenta e seis mil e quinhentos. 12E junto a ele acampará a tribo de Simeão; e Selumiel, filho de Zurisadai, será chefe dos filhos de Simeão. 13E o seu exército, segundo o censo, foram cinquenta e nove mil e trezentos. 14Depois, a tribo de Gade; e Eliasafe, filho de Deuel, será chefe dos filhos de Gade. 15E o seu exército, segundo o censo, foram quarenta e cinco mil seiscentos e cinquenta. 16Todos os que foram contados no arraial de Rúben foram cento e cinquenta e um mil quatrocentos e cinquenta, segundo as suas turmas; e estes marcharão em segundo lugar.
17— Então partirá a tenda do encontro com o arraial dos levitas no meio dos arraiais; como acamparem, assim marcharão, cada um no seu lugar, segundo os seus estandartes.
18— O estandarte do arraial de Efraim, segundo as suas turmas, estará para o lado oeste; e Elisama, filho de Amiúde, será chefe dos filhos de Efraim. 19E o seu exército, segundo o censo, foram quarenta mil e quinhentos. 20E junto a ele, a tribo de Manassés; e Gamaliel, filho de Pedazur, será chefe dos filhos de Manassés. 21E o seu exército, segundo o censo, foram trinta e dois mil e duzentos. 22Depois, a tribo de Benjamim; e Abidã, filho de Gideoni, será chefe dos filhos de Benjamim. 23O seu exército, segundo o censo, foram trinta e cinco mil e quatrocentos. 24Todos os que foram contados no arraial de Efraim foram cento e oito mil e cem, segundo as suas turmas; e estes marcharão em terceiro lugar.
25— O estandarte do arraial de Dã estará para o norte, segundo as suas turmas; e Aiezer, filho de Amisadai, será chefe dos filhos de Dã. 26E o seu exército, segundo o censo, foram sessenta e dois mil e setecentos. 27E junto a ele acampará a tribo de Aser; e Pagiel, filho de Ocrã, será chefe dos filhos de Aser. 28E o seu exército, segundo o censo, foram quarenta e um mil e quinhentos. 29Depois, a tribo de Naftali; e Aira, filho de Enã, será chefe dos filhos de Naftali. 30E o seu exército, segundo o censo, foram cinquenta e três mil e quatrocentos. 31Todos os que foram contados no arraial de Dã foram cento e cinquenta e sete mil e seiscentos; e estes marcharão no último lugar, segundo os seus estandartes.
32São estes os que foram contados dos filhos de Israel, segundo a casa de seus pais; todos os que foram contados dos arraiais pelas suas turmas foram seiscentos e três mil quinhentos e cinquenta. 33Mas os levitas não foram contados entre os filhos de Israel, como o Senhor havia ordenado a Moisés.
34Assim fizeram os filhos de Israel. Segundo tudo o que o Senhor havia ordenado a Moisés, assim acamparam conforme os seus estandartes e assim marcharam, cada qual segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais.”
Número 2 diz que cada tribo de Israel deveria estar posicionada com referência ao Santuário. O Santuário era onde ficava a representação do Trono de Deus.
No Talmude, livro das tradições judaicas, encontramos que estas bandeiras eram representadas por animais e por um homem.
Cada tribo deveria estar posicionada de três em três. Cada uma dessas três era simbolizada por uma tribo específica. Elas estavam localizadas sob os estandartes ou bandeiras de 4 tribos principais: Rubem, Dan, Efraim e Judá.
Rubem: símbolo era o HOMEM = 151.450 homens
Dan: símbolo era a ÁGUIA = 157.000 homens
Efraim: Animal símbolo era o BOI = 108.100 homens
Judá: Animal símbolo era o LEAO = 186.000 homens
Em Ezequiel 10: 20-22 estes seres são chamados de querubins.
“20Estes eram os mesmos seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar, e fiquei sabendo que eram querubins. 21Cada um tinha quatro rostos e quatro asas e, debaixo das asas, o que parecia mãos humanas. 22A aparência dos seus rostos era como a dos rostos que eu tinha visto junto ao rio Quebar; tinham o mesmo aspecto, eram os mesmos seres. Cada um andava para a sua frente.”
O que são querubins? Em hebraico significa “semelhante a um rapaz”
Em Ezequiel 28:14 lemos: “Você era um querubim da guarda, que foi ungido. Eu o estabeleci. Você permanecia no monte santo de Deus e andava no meio das pedras brilhantes.”
Lúcifer, antes de se rebelar contra o Eterno, pertencia a esse grupo especial de seres celestiais que permanecia diante do trono de Deus.
Teremos o privilégio, na eternidade, de conhecer esses 4 seres quando estivermos diante de Deus.