Leitura Bíblica: Leia Daniel Capítulo 6
“Então o rei ordenou que trouxessem Daniel e o jogassem na cova dos leões. O rei disse a Daniel:
— O seu Deus, a quem você serve continuamente, que ele o livre..”
Livro 1: Encontro com Deus – CPB:
Pastor Amin Rodor
“A atitude de Daniel face às ameaças é a mesma de seus três amigos hebreus. Na hora mais difícil, eles declararam quem possuía a lealdade deles.
A verdadeira profundidade do teste de Daniel registrado no capítulo 6 é entendida quando consideramos a idade do profeta. Aqui encontramos um homem com aproximadamente 80 anos enfrentando um teste precipitado por sua firmeza em se recusar a conformar-se à pressão da maioria ou da tradição.
Daniel estava preparado para as últimas consequências de sua decisão. Ele provavelmente sabia muito bem o que estava envolvido em sua atitude de ‘não conformidade’. Não tinha nenhuma estratégia de fuga. Sua decisão o conduzia à cova dos leões.
No mundo antigo, leões eram conservados em covas, semialimentados, como forma de descarte rápido de pessoas indesejáveis. Mas, para o rei Dario, Daniel não era descartável. Entristecido, percebeu que fora enredado numa trama calculada. Ele ‘passou a noite em jejum e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música.’ (v.18)
Na manhã seguinte, bem cedo, pessoalmente ele se dirigiu à cova dos leões e fez uma extraordinária pergunta: ‘— Daniel, servo do Deus vivo! Será que o seu Deus, a quem você serve continuamente, conseguiu livrá-lo dos leões?’ (v.20). Aqui como já vimos, está o tema central do livro: ‘Quem é o Deus que pode salvá-lo?’ Salvação em situações extremas é a especialidade do Deus do Céu.
Quer isso dizer que Deus age sempre assim? Não. Mas a fé verdadeira permanece inalterável mesmo quando os ventos sopram contrários. De Daniel, aprendemos que as crises não moldam o caráter, apenas o revelam. Aqueles que consistentemente falham nos pequenos testes estão se preparando para falhar nos grandes. Como explicar o caráter excepcional desse antigo profeta? Stephen N. Haskell, um pioneiro adventista, observa que Daniel foi produto de um lar temente a Deus, tinha sido educado tão fielmente que as ondas das provas a ele impostas se partiram como furiosas ondas do mar que se partem num rochedo. Para Haskell, Daniel tivera uma mãe piedosa, que conhecia a profecia concernente à destruição de sua cidade e sabia que as crianças hebreias seriam levadas seriam um dia levadas para uma corte pagã. Assim Daniel foi educado em seu lar. Então, quando o tempo veio, ele estava preparado.”
Neste link você encontrará vários comentários e vídeos sobre Daniel 6
Livro 2: Entenda as Grandes Profecias de Daniel e Apocalipse
Estudar o Capítulo 6, páginas 35 – 38: Deus Governa Sobre as Leis dos Homens
Se você quiser adquirir o livro clique neste link Entenda as Grandes profecias de Daniel e Apocalipse