Já aconteceu. Na verdade a questão envolve elementos que a tornam muito mais complicada do que simples, pois estamos falando de algo que envolve questões culturais e detalhes práticos no dia a dia. Detalhes estes que se colocados em sua dimensão profunda certamente se diluem.
Se diluem principalmente porque o interesse eterno deve prevalecer sobre o temporal. E é no temporal que os detalhes residem, não no eterno! E é por guardar um olhar para onde a missão nos conduz que sou a favor da ordenação de mulheres.
Ainda não foi desta vez por questões culturais e algo mais, mas não há derrota de forma alguma! Porque o controle está nas mãos dAquele que é o verdadeiro cabeça da Igreja. A grande verdade é que é só uma questão de tempo …
Variação de apoio à ordenação de mulheres ao ministério pastoral nas assembleias da Associação Geral (da Igreja Adventista):
– 1990: 24%
– 1995: 31,2%
– 2015: 41,3%
Apoio nos principais centros teológicos da IASD:
– Instituto de Pesquisa Bíblica da Associação Geral: 71,4%
– Seminário Teológico da Universidade Andrews: 98,1%
Compartilho o pensamento do Roger William :
“Aprendi algumas coisas com meus amigos nessa Conferência Geral:
1) A primeira é que Deus sempre conduziu Israel e mesmo assim existiram reis como Acabe e Acazias.
2) A segunda é que nem tudo que acontece na igreja é segundo o que Deus pretende. Os apóstolos escolheram Matias, Deus escolheu Paulo.
3) A terceira é que a igreja atual não dá ouvidos aos seus próprios teólogos.
Isso abalou minha fé em Deus? De modo algum.
Isso abalou minha fé na Igreja Adventista do Sétimo Dia? Não. Conheço o bom e o ruim dela para saber o que esperar.
Isso abalou meu relacionamento com a Igreja viva e verdadeira e invisível (não plenamente identificável) composta por todos os filhos de Deus? De jeito nenhum.
Isso me entristeceu? Sim. Mas já passou.
O que vou fazer? O que comecei a fazer depois da conversão: Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Glória. Afinal de contas isso é o que importa.”
A obra da salvação da humanidade pertence a Deus. Ele é o grande evangelista por excelência. Nossa missão é cumprir a Sua ordem quando disse Ide e anunciai o Evangelho, a salvação em Cristo Jesus.
Particularmente eu gostaria de ver TODOS os empecilhos humanos serem derrubados para que pudéssemos, independente de sermos homens ou mulheres, ver cumprida a missão. Mas, somos ainda muito imaturos e deixamos que questões nada relevantes, ou até mesmo antibíblicas, decidissem.
Ainda bem que conheço a história de um povo que precisava avançar e que deparou-se com a realidade de na frente ser impedido por um Mar e atrás ser ameaçado por um exército poderoso, implacável e numeroso! Nada impediu o avanço porque com este povo estava o Grande Eu Sou e nada, nem ninguém pode impedir o Seu querer.
Para quem quiser continuar refletindo sobre este tema aqui está um excelente espaço: Aqui você encontra um conteúdo em português que comenta a discussão mundial que está acontecendo sobre a ordenação de mulheres para pastoras e anciãs na igreja adventista do sétimo dia
Ruth Alencar
Vídeos diversos da Conferência de 2015
. Mision to the Extremes – South American Division
Caramba? Meu pensamento foi tão relevante assim que virou post no seu blog? Assustei agora.
De maneira inteligente vc sintetizou meus sentimentos.