Leitura Bíblica: Romanos 8: 7 – 8
“Porque a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeita à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.”
O Livro de Romanos
Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças
Não gostamos da regra áurea porque ela interfere na maneira como conduzimos nossa vida. E isso é irritante!
Por trás de nossa antipatia pela regra áurea está nossa antipatia pela lei de Deus, que afirma claramente ser o amor a Deus e ao próximo o verdadeiro viver. E por trás de nossa antipatia pela lei está a antipatia pelo Deus que a outorgou. Por que Ele não cuida da própria vida e deixa que cuidemos da nossa?
Essa pergunta nos leva à verdadeira raiz do problema. A razão por que não gostamos da regra áurea, da lei e mesmo de Deus, é que essas coisas interferem no curso natural de nossa vida egoísta e pecaminosa fora de Cristo. Jamais devemos esquecer que o amor ao eu é o centro do pecado. A natureza pecaminosa é inteiramente egocêntrica, ao passo que a regra áurea, a lei e Deus são centrados nos outros. Essas coisas interferem em nossa vida egocêntrica. E essa interferência nos põe em inimizade com elas.
A vida centrada no eu diz que, se você gosta de alguma coisa, pegue-a; se deseja o marido ou a mulher de outra pessoa, use o corpo dele ou dela para sua satisfação própria; se convém a seus propósitos mentir, então minta. Mas aí vêm Deus e Jesus, e Sua lei e regra intrometidas para frustrarem nosso ego natural. Fazer-nos sentir completamente odiosos algumas vezes.
É nisso que Jesus quer que ponhamos um fim. Ele quer transformar nosso coração e mente para que fiquemos em harmonia com Deus, com Sua lei e com Sua regra. Quer escrever os princípios de Seu reino em nosso coração. Só então conseguiremos amar a regra áurea.
Ajuda-me hoje, Senhor, a ver as coisas mais claramente. Ajuda- me hoje a querer ver, ajuda-me a querer Tua ajuda. Ajuda-me a amar Tua regra áurea e a colocá-la em prática.