Em Constução
versos 1- 3 – nos afirmam que, para aqueles que se entregam e estão com Jesus a vitória é certa.
Bem-aventurado = vem do grego “Macarius”. Significa:
👉 pessoas descontentes com a injustiça e querem um mundo melhor.
👉 pessoas com perspectivas de eternidade. [1]
Uma bênção tripla:
1. Aqueles que leem.
2. Aqueles que ouvem.
3. Os que guardam as coisas nelas escritas.
Como observar as palavras desta profecia:
1. Viver pelos princípios do livro.
2. Estudar suas profecias e nelas ter esperança.
3. Aprender suas promessas e confiar nelas. Devemos ler o Apocalipse na perspectiva de Cristo. [1]
👉 Observações importantes
– A Bíblia sempre apresenta o fim como algo próximo de acontecer.
– O Apocalipse usa como modelo, o estilo e o conteúdo de Daniel 2
v. 6 – Cristo constituiu a Sua igreja para que fosse um “reino”, e seus membros, “sacerdotes”. Ser um membro deste reino é ser um sacerdote. Não é por outra razão que lemos sobre um “sacerdócio real” em I Pedro 2:9. Os que aceitaram a salvação em Cristo formam um reino cujo rei é Cristo. Uma vez que cada cristão é um sacerdote, ele pode recorrer a Deus em seu próprio favor, sem a mediação de nenhum outro ser humano. Cristo é nosso mediador (I Timóteo 2:5) e nosso grande “sumo sacerdote”. Através dEle, é nosso privilégio ir ao trono da graça (Hebreus 4:1 5 e 16). [3]
v.7 – O objetivo do livro é apresentado de forma repentina no verso 7. O seu tema é o aparecimento real, pessoal e visível do nosso Senhor ressurreto. É o evento mais público de toda história humana, pois “todo olho O verá”. É plano de Deus que cada descendente de Adão possa, pelo menos uma vez, olhar para Cristo, o segundo Adão.
👉 Leia Zacarias 12:10
“Então derramarei um espírito de graça e oração sobre a linhagem de Davi e os habitantes de Jerusalém. Olharão para aquele a quem transpassaram e chorarão por ele como quem chora a morte do filho único; lamentarão amargamente por ele, como quem lamenta a perda do filho mais velho”.
Os que “O traspassaram” devem incluir:
1. Os judeus que exigiram Sua morte.
2. Pilatos, que deu a sentença.
3. Os soldados romanos que cravaram os pregos em Suas mãos e Seus pés, e perfuraram o Seu lado com uma lança.
4. Os que, por sua atitude desafiadora, “de novo crucificaram o Filho de Deus e o expõem ao vitupério” (Hebreus 6:6).
Jesus disse a Caifás que ele testemunharia a Sua volta e que O veria “sentado à direita do Todo-poderoso e vindo sobre as nuvens do céu” (Mateus 26:62-64).
Uma ressurreição especial (Daniel 12:1 e 2) possibilita que essas pessoas testemunhem a Sua volta. [3]
O primogênito dos mortos: Jesus não foi o primeiro a ressuscitar dos mortos em um ponto do tempo. Ele é o primeiro no sentido de que todos os outros que ressuscitaram antes e depois dEle conquistaram a liberdade dos grilhões da morte somente em virtude do Seu triunfo sobre a sepultura. Ele tem poder para entregar a vida c depois reavê-la (João 10:18). Esta verdade O coloca à parte de todos os seres humanos, e O caracteriza como a fonte de toda a vida. [3]
V9 – 👉 João estava preso na Ilha de Patmos por causa de Sua fidelidade a Deus.
O grande teste da nossa fé não é quando eu sirvo a Deus e sou abençoada em tudo. É quando sou fiel a Deus, comendo o que Deus mandou comer e ainda assim fico com câncer.
É quando sou fiel a Deus apoiando Sua obra e estou falido.
Ė quando sou fiel a Deus, mas tenho problemas na família.
Qual era a visão física de João enquanto estava na Ilha? Água. Ele via água por todos os lados.
Jesus Cristo saiu do Seu trono de glória para vir ao encontro com João. Este foi o encontro pessoal de João com Cristo.
Deus encontra as pessoas onde elas estão. O Apocalipse não foi escrito em Patmos: João tinha provavelmente 17 anos de idade quando ouviu João Batista chamar Jesus de “o Cordeiro de Deus”. Ao se aproximar dos 60 anos, na época da destruição de Jerusalém (70 d.C.), ele foi de Jerusalém para Éfeso, onde pastoreou a igreja que Paulo fundara em sua terceira viagem missionária. A opinião geral de estudiosos da Bíblia é que João foi para a ilha de Patmos em 94 d.C., aos 84 anos de idade, e que recebeu a visão entre os 95 e 96, voltando, depois, para Éfeso. O livro provavelmente foi escrito em Éfeso, e não na ilha de Patmos, cerca de 96 d.C. [3]
v10 – O dia do Senhor não pode ter sido um domingo, pois o primeiro dia da semana nunca foi observado como um sábado até vários séculos depois da ascensão de Cristo.
1. O dia que o Senhor chama de “Meu santo dia” (Isaías 58:13).
2. Jesus é o “Senhor do Sábado” (Marcos 2:28).
V 11 – 13
Onde ficava o candelabro no antigo Tabernáculo? No primeiro compartimento no Santuário celestial. Ele vê Jesus passeando entre os Candelabros.
7 candelabros = 7 períodos da história da Igreja. Indica a presença de Cristo junto ao Seu povo em todos os tempos da história da Sua igreja na Terra. As sete igrejas: Sete nomes foram escolhidos como representantes de todas as igrejas daquela geração e de toda a cristandade.
Aqui vemos Cristo vestido como Arão, o sumo sacerdote, significando que, assim como Arão foi o sumo sacerdote do passado, Cristo é o sumo sacerdote do Novo Testamento. Ele está continuamente apresentando ante o Pai os memoriais da Sua morte, os méritos do Seu sacrifício, e intercedendo por nós. [3]
v.14 – 15 – A cabeça e os cabelos eram brancos como a lã e a neve, e os olhos, como chamas de fogo. Os pés eram como bronze polido, refinado numa fornalha, e a voz ressoava como fortes ondas do mar.
Uma voz como de muitas águas: Daniel descreveu Sua voz como a voz de uma multidão.
Ezequiel a descreveu como a voz de um exército ou o ruído de muitas águas (Ezequiel 1:24; 43:2).
Majestade e harmonia estão aqui representadas. João estava acostumado a ouvir a melodia das ondas do Mar Egeu. Aquelas estrondosas ondas e suas espumas revoltas falavam a uma só voz. A Visão é de Jesus glorificado.
👉 Leia João 17: 1- 8 . João fora testemunha dessa oração. “Os Evangelhos revelam Jesus como o Filho de Deus pré- existente.
– veio ao mundo afim de salvar os seres humanos.
– Após Sua morte na cruz e Sua ressurreição ascendeu aos Céus” [1]
Apocalipse 1: 9 – 20 é o testemunho dado por Jesus de que Sua oração no Getsemani fora atendida. João recebe esse testemunho em visão.
Lembre-se que João estivera presente no Getsemani. E agora ele testemunha Cristo glorificado.
Jesus Cristo é o principal tema dessa revelação.
Ele é o Alfa e o Ômega
Ele é o princípio e o fim.
“Após Sua morte e ressurreição, Jesus ascende aos Céus. O livro de Apocalipse revela que, após Sua ascensão ao Céu, Ele Se assentou no trono celestial para governar sobre o Universo inteiro. É isto o que Ele está fazendo no Céu.” [1]
A vitória de Cristo trouxe vitória sobre a morte. Esta é “as Boas Novas” do Evangelho.
Fonte:
. Bíblia Sagrada: Nova versão Transformadora
. [1] Ranko Stefanovic Lição da Escola sabatina
. [3] Henry Feyerabend, Apocalipse Verso por Verso: Como Entender os Segredos do Último livro da Bíblia