Leitura Bíblica: Mateus 9:13
“Vão e aprendam o que significa: “Quero misericórdia, e não sacrifício.” Pois não vim chamar justos, e sim pecadores.”
O Livro de Mateus
Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças
Jesus não nos deixa em dúvida no Sermão do Monte. Ele está interessado em nossa justiça, preocupado com nossa santidade de vida.
E em que consiste essa justiça e santidade? Certamente não no formalismo exterior dos escribas e fariseus. Aquele tipo de vida religiosa é condenada constantemente por nosso Senhor. A justiça cristã é muito mais do que dar o dízimo ou guardar o sábado.
Ela atinge o âmago do problema humano. No Evangelho de Mateus (e no restante do Novo Testamento) Jesus está procurando conduzir-nos a uma religião genuína, além dos rituais religiosos; uma religião de coração, que nos leve a interessar-nos pelos outros, assim como Deus Se interessa por nós.
Vamos deixar que Jesus fale sobre a verdadeira justiça no livro de Mateus. É ser misericordioso e pacificador nas Bem-aventuranças (5:1- 9); é interessar-se pelos rejeitados, tais como os leprosos e os pagãos, em Mateus 8:1-17; é Sua repetida admoestação à misericórdia em passagens como Mateus 9:13 e 12:7; é Sua mensagem para amarmos em Mateus 5:43-48 e 22:34-40; é tornar-nos como crianças em Mateus 18:1-5 e 19:14; é o chamado à humildade em Mateus 5:5 e 23:8-12; e é o convite para sofrer em Mateus 10:16-39 e 16:24-28.
Santidade é tudo isso e muito mais. É dar um copo de água fria ao sedento, é alimentar o faminto, é amar a Deus de todo o nosso coração e entendimento.
A “vossa justiça”, ou santidade na opinião de Jesus, é algo todo- abrangente. Envolve todos os aspectos da nossa vida. É uma atitude, é um modo de vida, é a maneira de ser. Quando Jesus disse que a nossa justiça precisa exceder em muito a dos escribas e fariseus, Ele Se referiu a todas as partes de nossa vida – tanto interior como exteriormente.
Senhor, ao compreendermos mais plenamente o que significa ser cristão, suplicamos Tua habilitadora graça em nossa vida; queremos ser sensíveis tanto à Tua vontade como às necessidades de outras pessoas.