Por George Knight
Caminhando com Jesus no sermão do Monte
“Mas Eu vos digo a verdade: convém-vos que Eu vá, porque, se Eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, Eu for, Eu vo-lo enviarei. Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”. João 16:7 e 8.
Uma das coisas mais maravilhosas sobre o cristianismo é que nunca estamos sozinhos. Por causa do amor infinito de Deus, cada um de nós tem o auxílio do Espírito Santo na vida pessoal.
O Espírito Santo, em nosso texto de hoje, é caracterizado em várias traduções não apenas como “o Consolador”, mas como “o Auxiliador” (BLH) e “o Conselheiro” (NVI). Na verdade, Ele é tudo isso e muito mais. De todas as pessoas, os cristãos são os mais abençoados porque têm um Membro da Divindade trabalhando ativamente com eles todos os dias. Precisamos louvar mais a Deus pelo Consolador.
Mas a obra do Espírito em nossa vida não se resume só em consolar – ou pelo menos não de imediato. Algumas vezes Sua obra é inicialmente a de incomodar. Até mesmo magoar. Porque, você sabe, é obra do Espírito nos convencer do pecado. É obra do Espírito nos dizer que algo está errado em nossa vida; que não somos o que devíamos ser; até mesmo que somos egoístas, mesquinhos ou orgulhosos. Ele sempre está esquadrinhando as áreas de nossa vida que gostaríamos de manter secretas.
Mas, na verdade, essa obra é unicamente de misericórdia. É como aquela do médico que nos examina no nível físico para precisar se temos uma doença perigosa.
Ouça o Espírito Santo. Ele tem uma mensagem que precisamos ouvir. E a mensagem de que somos indignos desde o nascimento. Ele nos convence de nossa pobreza espiritual. Mas Sua obra envolve mais do que isso. O Consolador também aponta a solução para todos os nossos problemas – Jesus Cristo, Seu sacrifício por nós na cruz, e a justiça ilimitada que Ele deseja nos imputar.
Louve a Deus pela obra do Consolador. Ele aponta nossa pobreza para que possamos nos tomar ricos em Jesus.
Leitura Complementar
Cristianismo Puro e Simples – Introdução página 23 – 28
Obviamente, infelizmente não poderei postar os capítulos deste livro aqui. Entretanto, aproveito para indicar o link onde você poderá adquirir um exemplar do livro.
O ES é o maior presente que temos aqui na terra…
Sim, Iolanda. É Deus conosco tabernaculando e intercedendo. A Trindade é perfeita no Seu amor, nós é que somos tardios em discernir e aceitar. Maravilhoso Deus Criador.
Que Deus nos ajude, pois atė mesmo a fé vem pelo ouvir a Sua Palavra.
Responder
Deixe uma resposta
Que maravilhoso foi Jesus ter deixado o consolador, para nós reconhecermos que somos pecadores.
Jesus e nosso guia, e na sua imensa sabedoria não nos deixou só, agraciou nossas vidas com o consolador.
Vem Espírito Santo, vem transformar meu ser.
Dá-me Tua paz, na luz do Teu ser,
É o que te peço, amém!