Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
15: 19 – “Por força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito de Deus. Assim, desde Jerusalém e arredores até o Ilírico, tenho divulgado o evangelho de Cristo.” Romanos 15:19.
Uma das obras que Cristo fez antes de subir ao céu foi conceder a seus discípulos o que veio a ser conhecido como a “Grande Comissão” ou “comissão evangélica”. O Senhor disse a eles: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vá a todas as nações, faça discípulos, batizando-os em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensine-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estou com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mateus 28:18-20).
Vários anos depois, Cristo encontrou Paulo na estrada para Damasco e deu-lhe uma tarefa especial. Falando a Ananias, que deveria ajudar Paulo durante seu período de transição do Judaísmo para o Cristianismo, o Senhor disse: “Vai, porque este homem [Paulo] é um instrumento escolhido por mim, para levar o meu Nome aos Gentios, aos reis e o povo de Israel” (Atos 9:15). Mais tarde, enquanto Paulo estava em Antioquia, “o Espírito Santo disse: separa Barnabé e Saulo para a obra para a qual os chamei”.
Então, depois de jejuar e orar, impuseram as mãos sobre eles e os despediram” (Atos 13:2, 3).
O apóstolo Paulo era um homem com um chamado de Deus. Desde o momento em que o impuseram em Antioquia, ele se tornou um missionário de Cristo até o fim de sua vida terrena.
Na passagem de hoje, Paulo nos diz que ele proclamou o evangelho de Cristo aos gentios (ver Romanos 15:18) “de Jerusalém e seus arredores até a Ilíria” (versículo 19). O problema com essa passagem é que Paulo nunca teve uma missão para os gentios em Jerusalém. Nem ele pregou em Ilírico (o que agora é a Albânia e as várias divisões da ex-Iugoslávia). Aparentemente, o que ele quis dizer é que ele havia evangelizado de um ponto a outro. Como alguém viajou por todo os Estados Unidos, do Canadá ao México Tal afirmação não significa que tenham viajado pelo Canadá ou pelo México, mas sim que tenham percorrido a região entre os dois pontos.
Considerando como a viagem foi difícil durante o primeiro século, as três viagens missionárias de Paulo, que o levaram à Turquia, Macedônia e Grécia, foram nada menos que uma façanha. Ele estava obedecendo tanto à Grande Comissão quanto ao seu chamado especial. Paulo se tornou o missionário modelo na história do Cristandade.
Ainda hoje, 2.000 anos depois, há rapazes e moças (e adultos também) que seguem os passos do primeiro grande missionário.