Lição Número Sete de uma Vida Transformada

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Acolham quem é fraco na fé, não, porém, para discutir opiniões.” Romanos 14:1.

No capítulo 14 de Romanos, o apóstolo começa a seção mais longa de conselhos sobre como viver a vida transformada (12:1, 2), a vida baseada na lei do amor (13:8-10). O propósito dos conselhos não é nos fazer julgar outros membros da igreja que discordam de nós em vários pontos que não são centrais para a mensagem cristã.


Desde o início do livro, Paulo está preparando seus ouvintes para este capítulo. No capítulo 1, ele levantou a questão dos judeus e gentios na igreja. No segundo capítulo, ele condena o ato de julgar os outros. No versículo 1, ele observa que aqueles que julgam os outros se condenam.


Romanos 14 aborda um tema de vital importância para a igreja em todas as épocas. Como Leon Morris aponta, “a igreja nunca foi estabelecida para ser um clube confortável formado por pessoas com ideias semelhantes, de raça ou posição social ou calibre intelectual. Os cristãos não são clones, idênticos em todos os aspectos. Uma das dificuldades que a igreja sempre enfrentou é que seus membros incluem ricos e pobres, fracos e poderosos, de todas as camadas da sociedade, velhos e jovens, crianças e adultos, conservadores e radicais”.


Uma das coisas mais naturais do mundo é que quero que todos os outros membros da igreja creiam e ajam como eu. Afinal, estou certo e tenho um texto ou citação que o prova. Na verdade, posso encontrar uma dúzia de citações que provam que minha posição está correta. Portanto, o assunto está aberto para discussão!


Essa é a atitude que Paulo luta de frente em Romanos 14. Desde o início do capítulo, precisamos entender que tanto os ‘fortes quanto os’ fracos ‘são membros da igreja, e que Paulo tem um testemunho muito definido de ambos. Também é verdade que, mesmo quando se identifica com os “fortes” (Romanos 15:1), ele tem grande simpatia por aqueles que considera fracos na fé (14:1), e os compreende.


Romanos 14:1 também deixa claro que nem todas as crenças dos membros da igreja são igualmente importantes. Paulo identifica alguns como ‘opiniões” (NRV); “discussões” (NVI), ou “disputas de opiniões duvidosas” (KJV). O problema surge quando passamos a acreditar que tudo em que acreditamos é igualmente importante e, então, tentamos forçar os outros membros a aceitar nossas ideias.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *