Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“E faça isso, entendendo o tempo presente. Chegou a hora de você acordar de seu sono, porque nossa salvação está mais perto agora do que quando cremos pela primeira vez.” Romanos 13:11, NIV.
Até este ponto em Romanos 12 e 13, Paulo tem mostrado como os crentes justificados devem viver. Eles devem demonstrar a vida transformada de um sacrifício vivo (12: 1, 2), usando humildemente seus dons para Deus, em harmonia respeitosa com o governo civil e no amor cristão.
Mas porquê? Primeiro, porque cada um deles foi justificado gratuitamente pela graça de Deus (Romanos 1-11). Em segundo lugar, porque Cristo retornará. A maneira como Phillips traduz o texto de hoje revela muito bem essa conexão: “Por que colocar tanta ênfase no comportamento? Porque … a salvação de Deus está se aproximando a cada dia.” A sexta lição de uma vida transformada refere-se à vida de quem espera a segunda vinda. Podemos, portanto, considerar que Romanos 13:11-14 é motivacional. Como cristãos, precisamos despertar, porque esta vida não é toda existência disponível.
Quando Paulo se refere à salvação em Romanos, ele o faz de três maneiras diferentes. Um deles, a justificação, pertence ao passado. Outra, glorificação, é futura. E a terceira, a santificação, é uma realidade presente. Embora Romanos seja muitas vezes considerado um livro sobre justificação, Paulo dedica uma quantidade impressionante de espaço (capítulos 6-8 e 12-15) à santificação, o que significa viver a vida na cruz (6: 1-4), a vida transformada (12:1, 2).
Na Epístola aos Romanos, a base da vida santificada é o fato de ter sido justificado, e a esperança de que a glorificação vindoura é certa. Emil Brunner expressa bem o pensamento quando escreve que “a memória do que a misericórdia de Deus em Cristo Jesus fez por nós é um impulso poderoso de uma nova vida; o outro, que está inseparavelmente ligado ao primeiro, é a expectativa segura de o que ele fará. Quando a fé em Cristo olha para o futuro, torna-se esperança … O futuro já está em processo de acontecer … A fé, na verdade, nada mais é do que viver à luz do que está por vir”.
Desta forma, os cristãos vivem entre dois grandes eventos. O primeiro é o início do reino de Deus, que Cristo afirmou ter inaugurado ao iniciar seu ministério terreno (Mateus 4:17). A segunda é a consumação do reino, quando Cristo retorna, redime nossos corpos (Romanos 8:23) e leva os crentes a viver com ele. Esse acontecimento, afirma Paulo, deve nos motivar a viver uma vida transformada.