A Perfeição e a Lei

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

O amor não faz mal ao próximo; portanto, o amor é o cumprimento da lei. Romanos 13:10, NASB.

“O amor não faz mal ao próximo”. Isso soa tão bem quanto você pode imaginar. Aquele que vive segundo esse princípio cumpriu a lei, e ela me parece perfeita.

É interessante notar que a união da perfeição com o amor ao próximo é um importante ensinamento do Novo Testamento. Tome, por exemplo, o que Jesus nos ordenou em Mateus 5:48, para sermos tão perfeitos quanto nosso Pai no céu. Aqueles que interpretaram este texto fora do contexto acabaram desenvolvendo todos os tipos de ideias estranhas sobre perfeição. Lembro-me do meu próprio caso. Quando me converti ao cristianismo, prometi a Deus que seria o primeiro cristão perfeito depois de Cristo. E ele quis dizer isso! Eu sabia perfeitamente bem o que havia de errado com os outros membros da igreja. Eles simplesmente não haviam tentado o suficiente. Mas eu faria. Como resultado da minha promessa a Deus, logo acumulei uma lista impressionante de coisas que não devo fazer, não comer, não pensar. No processo, tropecei de cabeça na caverna do perfeccionismo medieval.

Infelizmente, quanto mais eu tentava atingir a perfeição deixando de fazer essas coisas, mais repulsivo me tornava. Tornei-me egocêntrico, orgulhoso de minhas realizações e difícil de carregar. Afinal, se eu fosse perfeito, todo mundo não estava errado? E se eles estivessem errados, era meu dever divinamente ordenado dizer a eles. Tornei-me uma pessoa muito detestável.

Só mais tarde descobri o que Jesus queria dizer ao nos exortar a sermos perfeitos como o pai. O contexto dessa admoestação começa em Mateus 5:43, onde Jesus disse aos ouvintes que, no passado, eles deveriam amar seus amigos e odiar seus inimigos. “Mas eu lhes digo”, continua o Salvador, “amem seus inimigos … e orem por aqueles que os maltratam e perseguem. Para que sejam filhos do seu Pai celestial”. Você pode ser como o seu Pai do céu? Você pode abençoar seus inimigos e orar por aqueles que abusam de você? Fazer isso é ser como o Pai, que amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, mesmo sabendo que nós, os terrestres, o mataríamos.

A perfeição bíblica consiste em viver o amor de Deus, porque “ele adverte para o cumprimento da lei”.

Preciso me perguntar: por que é mais fácil amar o povo da Mongólia do que aqueles ao meu redor? Certamente porque não tenho que morar com eles.

Ajude-me, Senhor, a aprender como amar verdadeiramente, como você ama. Ajude-me a permitir que seu amor continue crescendo em meu coração e em minha vida, agora mesmo. Ajude-me a viver assim aqui mesmo, em minha própria família, igreja, local de trabalho e bairro.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *