Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?” “Quem deu a Deus para que Deus o retribua?” Romanos 11:34, 35, NIV.
O biólogo William Beebe (1877-1962) gostava de contar a história de suas visitas à casa do ex-presidente Theodore Roosevelt em Long Island, Nova York. Ambos gostavam de conversar e amavam a natureza. Antes de voltarem para a noite, eles iriam para fora, vasculhariam o céu até encontrarem um ponto fraco de luz além do ângulo esquerdo inferior do grande quadrado de Pégaso. Então, um deles recitava: ‘Essa é a Galáxia Espiral em Andrômeda. É tão grande quanto a Via Láctea. É uma das 100 milhões de galáxias. É composto por 100 bilhões de sóis, cada um maior do que o nosso. “
Nesse ponto do ritual, o outro respondia dizendo: “Agora acho que somos pequenos o suficiente! Vamos para a cama.”
Essa história me traz à mente o Salmo 8:
Quando eu olho para os teus céus, obra dos teus dedos,
a lua e as estrelas que estabeleceste;
o que é o homem que tu te preocupas com ele,
e o filho do homem, que dele cuidarás?” (Salmos 8:3, 4, RSV).
O que é uma pessoa senão uma partícula quase invisível em uma partícula quase invisível (o planeta Terra) em uma partícula quase invisível em termos galácticos (a Via Láctea)? Mesmo assim, Deus derramou as riquezas do céu por cada um de nós. Ele enviou Seu Filho unigênito para resgatar o planeta em rebelião. Porque? Por causa do Seu amor! Mas quem pode entender esse amor?
“Ninguém” é a resposta de Paulo. Podemos vislumbrar suas profundezas e majestade, mas não temos como compreendê-lo totalmente.
Essa conclusão coloca cada pessoa em uma posição bastante humilde. A maioria de nós, de vez em quando, gostaria de dizer a Deus como governar as coisas na terra e como cumprir o plano de salvação e o julgamento final. Mas, em última análise, temos que recuar e deixar Deus ser Deus.
Da mesma forma, não podemos contribuir para Suas riquezas, não importa o quanto trabalhemos para isso. Como Paulo observou repetidamente, nada que possamos fazer comprará nossa salvação ou mesmo aumentará seu valor. Tudo o que podemos fazer é aceitar humildemente as riquezas de Deus e orar diariamente para que possamos aprender a andar com Ele de forma mais perfeita, enquanto procuramos deixá-Lo nos transformar de tal maneira que nos tornemos progressivamente mais semelhantes a Ele. A maravilha das maravilhas é que, embora Deus esteja além de nós, Ele concordou em viver Sua vida dentro de nós.