Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, gememos interiormente enquanto esperamos a adoção, a redenção de nossos corpos.” Romanos 8:23, NRSV.
O que está acontecendo aqui? Paulo disse aos romanos em Romanos 8: 14-16 que eles já haviam sido adotados quando aceitaram a Cristo. E agora no versículo 23 ele menciona que eles ainda estão esperando a adoção. Como podemos reconciliar essas duas declarações?
A resposta está nos próprios textos e remonta ao que chamei anteriormente de “meio salvo”. Quando vamos a Deus pela fé, recebemos a justificação, Ele nos separa para o serviço (santificação) e nos dá um novo coração e mente. Tudo isso faz parte da nossa salvação. E são coisas já realizadas.
Mas, como o capítulo 7 apontou tão claramente, nossos novos corações e mentes ainda estão alojados nos mesmos velhos corpos, com todas as suas “contrações” em direção à tentação. Assim, somos adotados na família de Deus em nossa conversão, mas não recebemos todos os benefícios de nossa adoção até “a redenção de nossos corpos”. Paulo coloca esse passo na segunda vinda de Cristo, quando aqueles que morreram em Cristo Deus agora ressuscita com corpos que são imortais e incorruptíveis (1 Cor. 15). Nesse ponto, de acordo com o texto de hoje, nossa adoção estará completa.
João descreve um cenário semelhante quando escreve que “agora somos filhos de Deus; [mas] ainda não parece o que seremos, mas sabemos que quando ele aparecer seremos como Ele” (1 João 3: 2, RSV). Portanto, o que temos agora é a salvação real, embora não seja tudo.
Devemos apontar duas coisas aqui. Primeiro, precisamos ter cuidado para não nos tornarmos pessoas de um só texto. Estou sempre preocupado com alguém que pode acertar uma verdade com apenas um texto. Frequentemente, eles deixam de fora as passagens de equilíbrio. São necessários os dois textos de adoção de Paulo (Rom. 8:14 – 16, 23) para chegar a um entendimento completo sobre o assunto. Se tivéssemos apenas um deles, teríamos uma distorção do ensino de Deus. A tragédia da igreja cristã é que muitos ficam mais felizes com as distorções do que com a verdade equilibrada.
Um segundo ponto a lembrar é que Deus está interessado em salvar a pessoa inteira, ao invés de salvar algo como espíritos sem corpo ou almas flutuantes. Assim como Jesus teve um corpo ressurreto, seus seguidores também terão.