Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Fomos sepultados, portanto, com ele pelo batismo na morte, de modo que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, nós também podemos andar em novidade de vida.” Romanos 6: 4, RSV.
O batismo é o símbolo perfeito da morte para o velho caminho e da ressurreição para um novo modo de vida. C. H. Dodd apropriadamente observa que o batismo por “imersão é uma espécie de sepultamento; a emergência da água como uma espécie de ressurreição”.
A presente passagem é uma das mais claras sobre o significado do batismo no Novo Testamento. Não apenas aqueles que estão sendo batizados são “sepultados com ele” (NIV) na sepultura aquosa, mas eles são “ressuscitados” da sepultura aquosa, assim como Deus ressuscitou Cristo dentre os mortos. Qualquer outra forma de batismo perderia completamente o significado dos símbolos de Paulo. Na verdade, se o batismo nos dias de Paulo fosse de qualquer outra forma além da imersão (como aspersão ou imersão), Paulo nunca teria usado a ilustração. Ele não poderia tê-lo empregado, já que não faria sentido. Mas a imersão ilustra perfeitamente o processo de morte, sepultamento e ressurreição, representado por todos os novos cristãos quando se tornam parte do corpo de Cristo.
Se Romanos 6: 3 enfatiza o batismo como um símbolo externo da morte da velha maneira na vida de um cristão, o versículo 4 move o símbolo além do negativo para o reino positivo. Ou seja, o batismo ilustra não apenas a morte para o antigo modo de vida pecaminoso, mas também a ressurreição para um novo modo de vida baseado nos princípios de Deus.
Paulo afirma que, assim como Cristo ressuscitou, nós também ressuscitamos para que “também possamos andar em novidade de vida”. A palavra “andar” é importante aqui, porque não apenas expressa um processo de comunhão contínua com Deus, mas significa direcionalidade, uma vez que todo caminhante tem uma meta, um pensamento especialmente claro em 1 João: “Se dissermos que temos comunhão com ele enquanto andamos nas trevas, mentimos e não vivemos de acordo com a verdade; mas se andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de tudo pecado “(1 João 1:6, 7, RSV). Novamente, “Eu o conheço”, mas não guarda os seus mandamentos, esse é mentiroso, e a verdade não está nele. 5Mas quem guarda a sua palavra, nele verdadeiramente tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: 6quem diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.” (1 João 2: 6, RSV). Os cristãos, enfatiza Paulo em Romanos 6, andarão com Deus em novidade de vida – no caminho de Deus. É impossível para eles trilhar o caminho do pecado como forma de vida.