Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Enquanto ainda éramos fracos, na hora certa Cristo morreu pelos ímpios.” Romanos 5: 6, RSV.
Apenas mencionado no versículo anterior a poderosa influência do amor de Deus que o Espírito Santo inunda nos corações dos crentes, Paulo agora prossegue em Romanos 5: 6-8 para explorar as profundezas desse amor expresso pela cruz de Cristo. Douglas Moo resume o argumento do apóstolo da seguinte maneira:
“a. O amor humano, em sua melhor forma, motivará a pessoa a dar sua vida por uma pessoa verdadeiramente ‘boa’ (v. 7);
“b. Cristo, enviado por Deus, morreu, não por pessoas ‘justas’, ou mesmo por pessoas ‘boas’, mas por pessoas rebeldes e indignas (v. 6);
“c. Portanto: o amor de Deus é muito maior em sua magnitude e confiabilidade do que até mesmo o maior amor humano (v. 8).”
Assim, o apóstolo fornece mais evidências de que a esperança do cristão não pode falhar. Um Deus que nos amou o suficiente para morrer por nós enquanto estávamos em guerra com Ele nunca nos deixará ir.
O versículo de hoje nos diz que Cristo morreu pelos fracos e ímpios. “Desamparado” ou “impotente” são sinônimos de fraco aqui. Nos capítulos 1 a 4, ele já demonstrou como os seres humanos são indefesos para ganhar ou alcançar sua própria salvação. A palavra grega usada para fraco frequentemente se refere aos fisicamente limitados. A versão King James de Atos 4: 9 traduz isso como “impotente”. O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia observa que impotente não é uma “descrição inadequada da condição de um pecador antes de sua aceitação da graça salvadora e do poder de Deus. A referência de Paulo à impotência e desamparo do pecador não regenerado está em contraste com sua imagem do crente justificado, agora regozijando-se [Romanos 5: 1-5] enquanto fica mais forte na esperança, na perseverança, no caráter e na certeza do amor de Deus.”
Cristo morreu não apenas pelos fracos, mas pelos ímpios. Por ímpio ele não quer dizer que Cristo morreu por algumas pessoas que eram piores do que outras.
Ao contrário, todos eram ímpios e precisavam de Sua graça. Ímpio não significa necessariamente impotência. As pessoas podem ser impotentes ou fracas para ganhar sua salvação, mas como a Bíblia e as notícias diárias demonstram, elas têm energia suficiente para se rebelar contra Deus.
Maravilha das maravilhas foi ter Cristo ido à cruz por aqueles poderosos para fazer o mal.