Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Ao mesmo tempo, [Abraão] é o pai do circuncidado, desde que não sejam apenas circuncidados, mas também sigam aquele caminho de fé que nosso pai Abraão trilhou quando ainda era incircunciso.” Romanos 4:12, REB.
William Gladstone, o grande estadista britânico do século XIX, costumava contar sobre uma pintura a óleo que descobriu em um antiquário. A pintura era primorosa. Ele retratava um aristocrata vestido com uma velha fantasia espanhola com um colarinho de gola, chapéu emplumado e punhos de renda. Gladstone queria comprá-lo, mas achou muito caro.
Algum tempo depois, ao visitar a casa de um rico comerciante, ele viu o mesmo retrato pendurado em sua parede. O proprietário, percebendo seu interesse, disse a Gladstone que era um retrato de um de seus ancestrais que havia sido ministro na corte da Rainha Elizabeth.
Gladstone, sabendo que isso não era verdade, respondeu: “Por três libras, ele teria sido meu ancestral.”
Você pode não saber muito sobre seus ancestrais. Eles podem ter sido ricos ou bastante indistintos. Mas isso é certo. Você pode pertencer à maior família do mundo, e isso não exigirá um centavo, embora isso vá custar sua autossuficiência, ares e pretensões.
Romanos 4:11,12 nos diz claramente que Abraão não é apenas o pai espiritual dos incircuncisos, mas também dos circuncidados. Para ninguém, entretanto, ser filho ou se filiar é automático. A fé é a única condição para entrar na família.
Os circuncidados estão incluídos, mas não é sua circuncisão que os leva a entrar. Não são os circuncidados como tais que podem entrar, mas os crentes circuncidados – aqueles judeus que “seguem aquele caminho de fé que nosso pai Abraão andou enquanto ainda era incircunciso.”
Paulo nunca para de enfatizar a importância da fé. A circuncisão ou incircuncisão (judeu ou gentio) pouco importa, mas a fé é muito importante.
O ensino do apóstolo transformou o lugar de Abraão na história. Anders Nygren observa que “os judeus consideravam Abraão o grande ponto de divisão na história da humanidade. Mas, de acordo com Paulo, Abraão, por meio de sua fé, tornou-se o grande ponto de encontro para todos os que creem”.
Somos todos irmãos e irmãs em Cristo. O verdadeiro cristianismo coloca a raça, casta, nacionalidade, tribo, sexo e todas as outras discriminações por trás dEle. Todos os que têm fé são filhos de Abraão.