O Significado do Caso de Abraão

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Então, o que podemos dizer que Abraão, o pai do nosso povo, aprendeu sobre a fé?” Romanos 4:1, NCV.

Paulo expôs seu argumento básico sobre como as pessoas são justificadas em Romanos 3:21-26 e o defendeu contra seus críticos nos versos 27-31. Ao fazer sua apresentação, ele foi bastante enfático ao dizer que a justificação pela fé é um entendimento do Antigo Testamento (veja Rom. 1:2; 3:21, 31). O próximo passo em seu argumento é fornecer ilustrações do Antigo Testamento.

Seu primeiro exemplo é Abraão. Ele não poderia ter escolhido um mais importante. Afinal, Abraão era reconhecido como o pai do povo judeu, a figura mais importante do Antigo Testamento.

Pense por um momento em outros heróis do Velho Testamento. Moisés está perto do topo. Os judeus quase o divinizaram como legislador. Ele foi o libertador que Deus escolheu especificamente para tirar Seu povo da escravidão. E Deus não falou com ele, por assim dizer, face a face? Ou considere Davi, o maior dos reis de Israel. Levando sua nação ao ápice de seu poder no mundo antigo, ele deu a seu povo alguns de seus salmos mais impressionantes e foi o homem por meio de quem o Messias viria. Elias, outro dos grandes, era o primeiro entre os profetas. E quem pode esquecer Daniel? Não apenas um estadista poderoso, ele era o profeta de Deus.

No entanto, todos aqueles heróis da fé foram atrás de Abraão. Todo o povo judeu sabia que Abraão era o pai de sua raça. O homem central em sua herança, foi ele quem recebeu as promessas da aliança. Ele foi aquele a quem Deus garantiu que seria o pai de muitas nações. Duas vezes o Antigo Testamento se refere a ele como “amigo” de Deus – um título atribuído a mais ninguém.

Aqui está um caso de teste para a doutrina da salvação de Paulo. Se ele puder demonstrar que Abraão está em harmonia com a justificação pela fé, o apóstolo ganha a causa. Mas se Paulo falhar, ele perde seu argumento.

Como resultado, ele dará um de seus 16 capítulos em Romanos a esse personagem tão importante. Seria útil se você pudesse reservar alguns minutos para ler Romanos 4 pelo menos uma vez agora. Ao fazer isso, procure seguir o argumento de Paulo parágrafo por parágrafo. E enquanto você lê, pense em como os pontos que ele defende reforçam seu argumento em Romanos 3:21-31.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Você pode ver postagens dos outros dias aqui

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *