A Única Condição da Salvação

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“A justiça de Deus. . . [é] para todos os que creem.” Romanos 3:22, RSV.

A salvação não é automática. Deve ser aceita. Tem uma condição, e essa condição, lemos ontem, é “fé em Jesus Cristo”. A leitura de hoje reforça esse ponto. A justiça é “para todos os que creem”.

Mas o que é fé? O que Paulo está nos dizendo que tanto precisamos? C. K. Barrett nos ajuda a entender o significado da fé no contexto de Romanos quando ele escreve que a fé “Dificilmente pode ser melhor definido do que como o oposto da tentativa desesperada ou confiante do homem de estabelecer uma relação adequada entre ele e Deus, por meios legais (isto é, por meios religiosos ou morais). Em vez de concentrar sua esperança em si mesmo, ele a dirige para Deus); e – como observamos – particularmente em seu ato salvador da graça por meio de Jesus Cristo.

Eu gostaria de sugerir que a fé bíblica inclui tanto crer quanto confiar, que é uma confiança baseada na fé. Assim como o primeiro passo no pecado envolve desconfiança em Deus (Gênesis 3: 1-6), o primeiro passo em direção a Ele é ter uma fé confiante. Fé é lidar com o fato de que devemos confiar em Deus porque Ele tem os melhores interesses no coração e porque não há nada mais completamente confiável.

A fé bíblica, devemos notar, é sempre absoluta; nunca é moderada. James Denney pode, portanto, escrever que fé é muito mais do que aceitar um acordo legal; “é o abandono da alma, que não tem esperança senão no Salvador, para o Salvador… Inclui a renúncia absoluta de tudo o mais, para se apegar a Cristo”. A fé é uma “paixão na qual todo o ser do homem é arrebatado e abandonado incondicionalmente ao amor revelado no Salvador.”

Ellen White diz quase a mesma coisa quando pensa que “fé é confiar em Deus – crer que Ele nos ama e sabe o que é melhor para o nosso bem. Assim, em vez do nosso, nos leva a escolher o Seu caminho. Em vez da nossa ignorância, ela aceita Sua sabedoria; em lugar de nossa fraqueza, Sua força; em lugar de nossa pecaminosidade, Sua justiça” (Educação, p. 253).

Senhor, ajuda-me hoje a desistir do meu caminho e a aceitar o Teu caminho. Ajude-me a abandonar a fé em mim mesmo e colocá-la em Ti. Ajude-me a perceber que o Seu caminho é o único e que sem Ti e o Seu dom em Cristo não tenho esperança. E me ajude a aceitar a única condição para a salvação. Obrigado por essa justiça que você proveu para todos os que creem.


Você
 pode ver mais estudos de Romanos aqui

Você pode ver postagens dos outros dias aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *