Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Agora sabemos que tudo o que a lei diz, fala aos que estão debaixo da lei, para que toda boca se cale e o mundo inteiro seja considerado responsável perante Deus.” Romanos 3:19, RSV.
Assim Paulo acabou com o seu colar de pérolas. Ele despejou seu caminhão de citações sobre seus leitores em Romanos 3:10-18.
Agora, no versículo 19, ele precisa antecipar uma pergunta de seus leitores judeus porque, como João Calvino aponta, “tudo o que foi dito na lei desfavoravelmente à humanidade, eles geralmente se aplicavam aos gentios, como se eles [os judeus] estivessem isentos da condição comum dos homens.”
O apóstolo conhece seu povo. E ele nos conhece. Pessoas que vão à igreja podem ser algumas das mais escorregadias do mundo. Estamos sempre tentando fugir de nossa verdadeira condição. A condenação é sempre para os outros. Mesmo quando falamos do reino, tendemos a empregar a primeira pessoa, como se já estivéssemos por dentro. Afinal, não vou à igreja todas as semanas? Eu não pago o dízimo? Não entendo e guardo o verdadeiro sábado de Deus? Não vivo uma vida boa e limpa? Eu não leio minha Bíblia?
As coisas não mudaram muito nos últimos 2.000 anos. Isso é exatamente a maneira como os judeus se sentiam. Deve ter sido àqueles velhos gentios desagradáveis que o caminhão-caçamba de citações de Paulo se aplicava, em vez de àqueles que já estão no pacto de Deus. Essa é apenas a lógica que Paulo quebra em Romanos 3:19. Ouça! ele diz a seus leitores. A lei (neste caso, significando todo o Antigo Testamento) visa aqueles que estão sob ela – isto é, os judeus.
Essas citações significam você, Sr. e Sra. Judeu, Sr. e Sra. Frequentador de Igreja E o que esses textos bíblicos em Romanos 3: 10-18 provam? Que você é carne morta! Que você está condenado. Assim, toda boca é fechada. C.E.B. Cranfield observa que “a referência à boca fechada evoca a imagem do réu no tribunal, que, quando tem a oportunidade de falar em sua própria defesa, permanece em silêncio, oprimido pelo peso das provas contra ele”. Não há nada a fazer senão aguardar o pronunciamento e a execução da sentença. “O mundo inteiro [judeus e gentios]”, conclui Paulo, “será considerado responsável perante Deus”. Nenhum de nós pode descansar como pedigrees espirituais. Podemos agradecer a Deus que o versículo 19 não é o fim do livro de Romanos. É antes o próximo texto ao último no início. Com o versículo 21, Paulo começará a apresentar a solução de Deus para o problema do pecado.