Um Coração Circundado

por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Um homem é judeu se o for interiormente; e circuncisão é a circuncisão do coração, pelo Espírito.” Romanos 2:29, NIV.

Um coração circuncidado?

Soa estranho! Uma combinação surpreendente de palavras.

O texto de hoje completa a redefinição de Paulo do que significa ser judeu, o que significa ser parte do povo escolhido de Deus. Ontem vimos em Romanos 2:28 que a verdadeira religião não era uma questão de coisas externas. Hoje encontramos Paulo enfatizando que a religião genuína é uma questão de coração.

O conceito de um coração circuncidado não era novo para Paulo. O Antigo Testamento o utilizava regularmente. Moisés escreve em Deuteronômio 30, por exemplo, que se os judeus se arrependessem de seus pecados, Deus os abençoaria. Além disso, “o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração e o coração da tua descendência, para que ames o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, para que possas viver” (Deuteronômio 30:6, RSV). Em Deuteronômio 10:16, Moisés apelou aos israelitas para circuncidar os prepúcios de seus corações e “não ser mais teimosos” (RSV). Novamente em Levítico 26:41 ele diz ao povo que Deus os abençoaria se “seu coração incircunciso se humilhasse e eles reparassem sua iniquidade” (RSV).

Os homens com quem Moisés estava falando, sem dúvida, foram circuncidados fisicamente. Eles tinham o sinal externo, mas não tinham a experiência interior da religião. Usando a terminologia do Novo Testamento, diríamos que eles não foram convertidos, que precisavam de um novo coração e uma nova mente e que deveriam nascer de novo. Essa experiência de conversão, como Moisés indica, seria acompanhada de confissão e arrependimento e do amor sincero por Deus que é o próprio fundamento da lei de Deus.

Para ser judeu, Paulo observa em Romanos 2:29, a pessoa deve ter uma experiência além do legalismo do “código escrito” de Moisés. Em vez disso, eles precisam do poder de conversão do Espírito Santo em suas vidas. Jesus expressou isso de forma um pouco diferente quando disse a Nicodemos que “se o homem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5).

A religião sempre foi uma questão de coração. Paulo está chamando seus leitores judeus (e nós) de volta a essa verdade eterna. Ele quer que experimentemos a coisa real, em vez da imitação barata que parece satisfazer tantos membros da igreja.

Veja mais estudos do livro de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *