por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Como está escrito: “O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de você.” Romanos 2:24, NVI.
O filósofo ateu Friedrich Nietzsche certa vez proclamou que o melhor argumento contra o cristianismo são os cristãos. Não é injustiça estender esse ditado para afirmar que o melhor argumento contra o adventismo são os adventistas, ou o melhor argumento contra o metodismo são os metodistas, ou que o melhor argumento contra o luteranismo são os luteranos. Pessoas que defendem um ideal elevado, mas não vivem de acordo com ele, afastam os outros de seu modo de vida. A maioria de nós conhece pessoas que são piedosas na igreja, mas traficantes astutos no resto da semana. Essas pessoas nos dão nojo. E quanto mais hipócritas eles são, pior é o fedor que deixam em nossas narinas.
Mas o problema é mais profundo do que as pessoas podem acreditar sobre algum piedoso hipócrita membro da igreja. A dificuldade final é que a hipocrisia reflete não apenas naquele membro, mas também no Deus a quem ele afirma servir. É sobre isso que Paulo está falando quando escreve que “o nome de Deus é blasfemado entre os gentios” por causa da hipocrisia judaica.
O apóstolo chegou ao final de uma seção na qual ele demonstrou inadequação judaica em relação à lei. Ele encerra a seção com uma citação de Isaías 52: 5 ou Ezequiel 36: 22. O problema da hipocrisia não era novo. Já existia antes na história judaica.
E se não era novo então, também não acabou em nossos dias.
Deus deseja que seu povo viva plenamente para Ele. Não há nada de errado com a lei de Deus. Em Romanos 7: 12, Paulo livremente admite que é “santo”,” justo” e” boa”. O problema não está na lei, mas naqueles que se orgulham dela, embora não cumprindo seus preceitos.
O apóstolo teve o cuidado de salientar em Romanos que possuir a lei não torna as pessoas superiores. Até mesmo os cristãos podem ter “os mandamentos de Deus” (Apocalipse 14:12) e ainda assim estarem totalmente perdidos.
Há algo mais, algo além da lei, de que precisamos. E esse algo é o que Paulo está conduzindo passo a passo em Romanos 2. É encontrado em Jesus, que fornece a resposta a todas as nossas necessidades por meio de Sua morte e ressurreição. E está relacionado à nossa necessidade de Seu trabalho em nosso favor.
Veja mais estudos do livro de Romanos aqui