A Hipocrisia vem Naturalmente

por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Você que prega contra o roubo, você rouba? Você que diz que as pessoas não devem cometer adultério, você comete adultério?… Você que se vangloria da lei, você desonra a Deus transgredindo a lei?” Romanos 2: 21-23, NIV.

Uma das coisas mais fáceis de se tornar no mundo é um hipócrita. Na verdade, parece ser natural para nós, humanos.

Amamos pregar para os outros. Afinal, sei exatamente o que as outras pessoas deveriam fazer e não me importo de dizer isso a elas, às vezes com grande precisão e entusiasmo. Não estamos sozinhos neste assunto. Os judeus da antiguidade, diz Paulo, tinham o mesmo hábito.

O problema deles, ele observa, não era sua mensagem, mas que eles não cumpriam com ela, dizendo uma coisa e fazendo outra. Jesus apontou isso quando observou que “eles dizem e não fazem” (Mateus 23: 3, NKJV).

Paulo destaca vários exemplos de seu problema. Primeiro, ele pergunta: “Você que prega contra o roubo, você rouba?” A resposta implícita é que obviamente sim. Historicamente, os profetas tiveram que enfrentar esse problema. Ezequiel repreendeu aqueles que “lucraram” com seus “vizinhos por extorsão” (Ezequiel 22: 12, NKJV), Amós falou daqueles que fizeram seu “efa menor e o siclo maior” e trapacearam “com balanças desonestas” (Amós 8: 5, NASB), e Malaquias acusou seus companheiros judeus de roubar a Deus por meio da retenção de dízimos e ofertas (Malaquias 3: 8, 9).

As coisas não haviam mudado tanto na época do Novo Testamento. Jesus censurou os cambistas do Templo e aqueles que vendiam lá sacrifícios por fazerem da casa de Seu Pai uma cova de ladrões (Mateus 21: 13). Em outra ocasião, Ele condenou os escribas e fariseus (os autoproclamados protetores da lei) por “trapacearem sem vergonha” as viúvas e, então, para encobrir o tipo de pessoa que realmente são, fazem longas orações em público “(Marcos 12: 40, NLT).

Outros exemplos de Paulo também foram apontados. Ele concluiu sua série de perguntas ao inferir que aqueles que se vangloriavam da lei realmente não a obedeciam. Nisso, ele sugere, eles desonraram a Deus (Romanos 2: 23). Mais uma vez, de acordo com o argumento de Romanos, os judeus estavam sob a condenação de Deus.

Hoje, Pai, quero dedicar minha vida ao Senhor novamente. Ajude-me não apenas a ter ideais elevados, mas a praticá-las. E quando tudo estiver pequeno, por favor, ajude-me a ir até a Ti com fome e sede de Tua justiça.

Veja mais estudos do livro de Romanos aqui

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *