Paulo está Confuso?

por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“No dia do julgamento] Deus, o justo juiz de todo o mundo, julgue todas as pessoas de acordo com o que fizeram.” Romanos 2: 5, 6, NLT.

Paulo está confuso? Ele perdeu seus sentidos? Como podemos relacionar o texto de hoje com o que o apóstolo ensina em outras partes?

No capítulo seguinte, por exemplo, ele escreve que “nenhum ser humano será justificado aos seus olhos pelas obras da lei” (Romanos 3: 20, RSV). E em Efésios, ele aponta que somos salvos pela graça através da fé; “não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2: 8, 9). Como Paulo pode mudar de direção e afirmar que as pessoas serão julgadas pelo que fizeram ou realizaram?

Antes de responder, devemos observar que as palavras de Paulo realmente vêm do Antigo Testamento. Ele costumava citar as escrituras judaicas para definir um ponto. O Salmo 62: 12 diz: “Você recompensará cada pessoa de acordo com o que ele fez” (NVI). Jesus pegou essa ideia quando observou que “o Filho do homem virá na glória de seu Pai com seus anjos, e então recompensará cada pessoa de acordo com o que fez” (Mateus 16: 27).

Paulo não está se contradizendo. É verdade que em Romanos 1: 16 ele afirmou que a salvação é somente pela fé. Mas ele não está agora destruindo seu evangelho dizendo que a salvação resulta de boas obras, afinal. Pelo contrário, ele está afirmando que, como John Stott coloca, “embora a justificação seja de fato pela fé, o julgamento será de acordo com as obras”. Stott continua argumentando que não é difícil descobrir o motivo. O julgamento é uma ocasião pública, e seu objetivo não é tanto determinar a decisão de Deus, como anunciá-la e justificá-la.

“Uma ocasião pública”, escreve Stott, “na qual um veredicto público será proferido e uma sentença pública proferida, exigirá … evidências verificáveis para apoiá-los. E a única evidência pública disponível serão nossas obras. A presença ou ausência de fé salvadora em nossos corações será revelada pela presença ou ausência de boas obras em nossas vidas.”

Assim, Paulo está ensinando que boas obras não são o fundamento de nossa salvação, mas o fruto de um relacionamento salvífico com Jesus. Paulo chamou isso de “obediência da fé” em Romanos 1: 5 e 16:26 (RSV). Uma vida mudada resulta da entrega do coração a Jesus. Aqueles que morreram para pecar não continuarão a viver no pecado. Pelo contrário, eles andarão com Jesus “em uma nova vida” (Romanos 6: 1-12).

Veja mais estudos do livro de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Uma resposta para Paulo está Confuso?

  1. Dani diz:

    Que nossas obras mostre com quem estamos andando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *