Arteriosclerose Espiritual

por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra você mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.” Romanos 2: 5.

A palavra-chave no texto de hoje é ‘Contudo’. Contrasta a passagem com o conselho de Romanos 2: 4. Assim, em vez da bondade e misericórdia de Deus levarem ao arrependimento, ele teve o efeito oposto – produziu dureza, impenitência ou teimosia.

A palavra traduzida como “teimosia” é uma palavra grega que significa “dureza”. Da mesma palavra, obtemos o termo médico esclerose. Assim, a arteriosclerose se refere ao endurecimento das artérias, um processo também encontrado no reino espiritual. Representa a condição daqueles corações que se tornaram insensíveis a Deus. Mas a condição espiritual tem consequências muito mais graves que a física. A arteriosclerose física pode levar uma pessoa ao túmulo, mas o endurecimento espiritual pode causar a perda da vida eterna.

A Bíblia constantemente nos adverte sobre dureza espiritual. Jesus disse a seus ouvintes que foi por causa da “dureza de seus corações” que Moisés permitiu que eles se divorciassem de suas esposas (Mateus 19: 8). Da mesma forma, quando os líderes da sinagoga hipócrita esperavam para ver se Jesus curaria no sábado, Ele “os olhou com raiva, sentindo-se entristecidos pela dureza de seus corações” (Marcos 3: 5).

Paulo colocou seus comentários sobre corações duros no contexto do julgamento final. Alguns cristãos hoje procuram evitar qualquer menção a esse julgamento.

Os escritores da Bíblia não tinham tais escrúpulos. Para Paulo, o julgamento final era uma certeza absoluta que seus leitores estavam se preparando.

Cada um deles estaria armazenando uma de duas coisas: arrependimento ou dureza. Assim como eles, também conosco. A vontade de Deus é óbvia. Ele quer que deixemos que Ele destrua o terreno baldio de nossos corações – para termos a experiência da nova aliança de um coração amolecido e arrependido. Por meio de Ezequiel, Ele prometeu: “Um novo coração lhe darei, e um novo espírito colocarei dentro de você; e tirarei de sua carne o coração de pedra e lhe darei um coração de carne” (Ezequiel 36: 26, RSV).

Deus fez a oferta da salvação. Mas Ele não força ninguém. Cabe a nós endurecer nossos corações, rejeitando Sua oferta ou responder com um sim ao presente de um novo coração.

Veja mais estudos do livro de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *