O Pecado da Bondade

por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Agora sabemos que o julgamento de Deus contra aqueles que fazem essas coisas é baseado na verdade. Então, quando você, um mero homem, julga-os e ainda faz as mesmas coisas, você acha que escapará do julgamento de Deus?” Romanos 2: 2, 3, NVI.

Ele também contou esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos que eram justos e desprezavam os outros: “Dois homens subiram ao templo para orar, um fariseu e outro cobrador de impostos. O fariseu ficou de pé e orou assim consigo mesmo, “Deus, obrigado por não ser como outros homens, roubadores, injustos, adúlteros ou mesmo como esse cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana, dou o dízimo de tudo o que recebo.” Mas o cobrador de impostos, longe, nem sequer levantava os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: “Deus, seja misericordioso comigo pecador!” Digo-lhe que este homem desceu justificado à sua casa e não ao outro; porque todo aquele que se exalta será humilhado, mas quem se humilha será exaltado” (Lucas 18: 9-14). RSV

Uma das coisas mais fáceis do mundo é julgar outras pessoas. Em Romanos 2: 1-3, Paulo expõe a verdade bastante distorcida de que é fácil criticar todos, exceto a nós mesmos.

Eu posso instantaneamente entrar em um estado de indignação moral quando minha esposa ou meus filhos fazem alguma coisa desagradável (como andar em um chão limpo com sapatos enlameados) e me desculpar. Afinal, estou com pressa. John Stott sugere que “ganhamos uma satisfação indireta ao condenar os outros pelos mesmos defeitos que desculpamos em nós mesmos”. O filósofo Thomas Hobbes escreveu sobre pessoas que “são forçadas a se manter a seu favor, observando as imperfeições de outros homens”.

Bem, você pode se enganar, ou até mesmo outras pessoas. Mas Paulo nos diz aqui que você não pode enganar a Deus, cujo “julgamento … é baseado na verdade”. O fato claro é, afirma o apóstolo, que ninguém escapará do julgamento de Deus, não importa quantas vezes eles vão à igreja ou quão vegetarianos são seus pecados. Todos nós somos pecadores. Todos nós estaremos diante do tribunal de Deus. Cada um de nós pode optar por se apresentar diante Dele em nossa própria bondade ou na justiça de Cristo.

Nossa visão pode estar inclinada a nosso favor, mas Deus tem uma visão 20/20 quando se trata de ler não apenas nossas ações, mas também os sentimentos de nossos corações e mentes.

A mensagem de Paulo é que podemos ser humildes.

Veja mais estudos do livro de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *