por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Eles não apenas fazem [coisas más], mas aprovam aqueles que as praticam.” Romanos 1:32, RSV.
Quão baixo pode ser considerado baixo? Onde está o fundo do pecado, a degradação final?
Paulo sugere isso na última parte de Romanos 1: 32: “Eles não apenas fazem” coisas como as listadas em 1: 24-31, mas “aprovam aqueles que as praticam” (RSV). A New English Bible captura a força da ideia de Paulo quando traduz a frase como “eles realmente aplaudem essas práticas”.
Paul Achtemeier escreve que “pode parecer estranho que Paulo” no versículo 32 “pareça pensar que aprovar tais atos é pior do que praticá-los, mas o que ele está apontando é o fato de que aqueles que fazem essas coisas não apenas praticam em suas próprias vidas esses atos, mas as torna uma questão de encorajamento público para os outros seguirem. Não contentes em deixar a ira seguir seu curso em suas vidas, essas pessoas, diz Paulo, procuram tornar a medida de sua conduta pecaminosa a norma para a conduta de outras pessoas. É o desejo de tornar [seu] pecado privado o padrão da conduta pública que Paulo está condenando aqui.”
Este é um problema sério. Vivemos em uma sociedade que aprova e aplaude grande parte do mal. É preciso apenas observar o que o público geralmente chama de “entretenimento”. Se não estiver cheio de sexo, violência e de ação, dificilmente será considerado entretenimento popular. A sociedade moderna realmente não se moveu além do mundo antigo em tais assuntos. É verdade que não alimentamos mais as pessoas com leões nem deixamos os gladiadores lutarem até a morte. Não, somos muito mais sofisticados no sentido de fazer a mesma coisa em termos de realidade virtual. Mas o entretenimento diz muito sobre a sociedade. E isso revela muita coisa sobre os cristãos confusos sobre esse assunto.
A mensagem de Romanos 1 é que Deus acha que o pecado é doentio e produz morte. Ele quer ajudar as pessoas a irem além da aprovação do mal. Ele não apenas deseja salvar suas almas; Ele quer transformar a mente delas (Romanos 12: 2). O Senhor quer que a influência cristã esteja do lado de aprovar e aplaudir o que é vital e edificante. E Ele quer que Seus caminhos se tornem a norma social. Como cristãos, temos um papel na formação da sociedade através daquilo que aprovamos.
Veja mais estudos do livro de Romanos aqui