O Segundo Livro de Deus

por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Pois, desde a criação do mundo, as qualidades invisíveis de Deus – seu poder eterno e natureza divina – foram claramente vistas, sendo entendidas pelo que foi feito, de modo que os homens não têm desculpa.” Romanos 1: 20, NVI.

Esta passagem interessante nos diz que mesmo as pessoas que não têm a Bíblia têm alguma palavra de Deus, algum conhecimento de quem Ele é. No versículo anterior, Paulo notou que “o que se pode saber sobre Deus é claro para eles, porque Deus lhes tornou claro” (Romanos 1:19, NVI). O versículo 20 especifica que Deus torna Seu poder eterno e natureza divina claros através de Sua criação.

Este é um ponto importante, uma vez que Paulo nesta seção de Romanos está demonstrando que os gentios, em sua relativa ignorância, ainda são responsáveis por se rebelar contra o que sabem sobre Deus e a bondade por meio do que veem na natureza e na consciência.

A revelação de Deus sobre Si mesmo na natureza é o que os teólogos chamam de “revelação geral”. Essa revelação, é claro, está longe de ser perfeita. Ellen White afirma isso quando escreve: “A natureza ainda fala de seu Criador. No entanto, essas revelações são parciais e imperfeitas. E em nosso estado decaído, com poderes enfraquecidos e visão restrita, somos incapazes de interpretar corretamente.

Precisamos de uma revelação completa de si mesmo que Deus deu em Sua Palavra escrita”(Educação, p. 17). Os teólogos descrevem a revelação mais completa de Deus sobre Si mesmo na Bíblia como “revelação especial”.

Os judeus da época de Paulo tinham os dois livros de Deus (revelação geral e especial), mas os gentios tinham apenas a revelação incompleta através da natureza. Mas, argumenta Paulo, mesmo essa revelação parcial através da natureza e consciência os deixou com uma responsabilidade.

O verdadeiro problema deles, ele escreveu em Romanos 1:18, era que eles preferiam “impiedade e maldade” (NVI) ao que sabiam sobre Deus e bondade. Como resultado, eles escolheram “reprimir a verdade por sua maldade” (NVI). Rejeitando essa revelação geral, Paulo continuará dizendo na última parte do versículo 20, que os deixa sem desculpa.

O ponto aqui é que Deus deu a cada pessoa algumas informações sobre Si mesmo e a verdadeira bondade. Cada um de nós, não importa quão limitado seja nosso conhecimento, tem a responsabilidade de viver de acordo com as informações que Deus forneceu.

Ajude-me hoje, pai, a usar toda a luz que Tu me deste.

Veja mais estudos do livro de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *