por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” Romanos 1:7.
Com romanos 1: 7 Paulo termina suas saudações aos cristãos em Roma. Mas nas suas palavras finais, encontramos três ideias que serão centrais na carta a seguir.
Primeiro é a palavra “graça”, que Paulo usa mais de 20 vezes em Romanos. Em seu sentido cristão, a graça é o dom de Deus para a nossa salvação. Romanos 6: 23 deixa claro que a salvação é um dom: “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (RSV). Deus em Seu amor não nos dá o que merecemos (morte), mas o que não merecemos (vida eterna). Isso é graça.
O segundo é a palavra “paz”. No pensamento de Paulo, a paz tem uma estreita conexão com a graça. Assim, ele escreve em Romanos 5: 1 que “uma vez que somos justificados pela fé, temos paz com Deus através de nosso Senhor Jesus Cristo” (RSV).
Paz é uma bela palavra do Novo Testamento. Para o mundo pagão do primeiro século, a paz significava a ausência de guerra. Mas no Novo Testamento a palavra tem uma conotação positiva relacionada ao conceito hebraico de shalom. Os hebreus e os escritores do Novo Testamento consideram a paz, não tanto a ausência de conflitos, mas a presença de bênçãos positivas.
A terceira grande palavra em nossa passagem para hoje é “Pai”. Durante todo o Novo Testamento, o termo expressa o amor e o terno carinho de Deus por cada um de Seus filhos. Deus não ignora nossa situação. Como nosso Pai, Ele está ativamente do nosso lado e cuida de nós com a força do amor de um verdadeiro pai. O pensamento da Paternidade de Deus culmina em Romanos 8, quando Paulo fala sobre os cristãos se tornarem parte da família de Deus. Quando isso acontece, ele afirma, nada “poderá nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus” (Rom. 8:39, RSV).
“O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça seu rosto brilhar sobre ti e seja gentil contigo;
O Senhor vire o rosto para ti e lhe dê paz “(Números 6: 24-26, NVI).
Veja mais estudos do livro de Romanos aqui