por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
Separado para o evangelho. . . com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi. Romanos 1:1-3.
Este verso vem no meio da análise preliminar de seis pontos de Paulo do evangelho ao qual Deus o havia designado. Seu primeiro ponto é que o evangelho veio de Deus, o segundo é que o Antigo Testamento o previu, e o terceiro (passagem de hoje) é que Jesus é o ponto focal do evangelho.
Mas quem é esse Jesus? Paulo responde a essa pergunta em Romanos 1: 3-5. A primeira parte de sua resposta é que Jesus é o Filho de Davi, de acordo com a carne ou a natureza humana.
Agora, você pode estar pensando que essa é uma maneira estranha de falar sobre Jesus. Afinal, todos nós não temos natureza humana? Sim, mas não como Jesus.
No versículo de hoje, Paulo nos diz duas coisas sobre Jesus – uma de maneira direta e a outra de maneira mais velada. A alusão velada aparece nas palavras ” segundo a carne”. Paulo nos lembra do fato de que Jesus não era apenas um ser humano, o Filho de Davi, mas também o Filho de Deus. Um dos grandes ensinamentos do Evangelho de Mateus é que Jesus era filho de Maria, mas não de José – ou seja, Ele era filho de Maria e do Espírito Santo (Mateus 1:18). Assim, Jesus não era exatamente como os outros seres humanos. Ele era humano e divino, ou, como Mateus diz, “Deus conosco” (versículo 23). Como resultado, o Jesus encarnado estava em posição de “salvar seu povo dos pecados” (versículo 21).
Louve a Deus! Jesus não é apenas o Filho de Davi, mas também o Filho de Deus. Como tal, Ele se torna o agente da salvação de Deus. Essas são realmente boas notícias – verdadeiramente o evangelho.
Mas o aspecto “Filho de Davi” em Jesus também é crucial. “Filho de Davi” era um título messiânico universalmente reconhecido que remonta a 2 Samuel 7:12, 13, no qual Deus prometeu estabelecer o trono de Davi para sempre.
Jeremias se refere ao entendimento aceito quando profetiza:
“‘Dias virão’, declara o Senhor,
em que levantarei para Davi
um Renovo justo,
um rei que reinará com sabedoria
e fará o que é justo
e certo na terra.
Em seus dias Judá será salva,
Israel viverá em segurança,
e este é o nome pelo qual será chamado:
O Senhor é a Nossa Justiça.
(Jeremias 23:5,6 – NVI)
Paulo elaborará o livro de Romanos no fato de que Jesus é realmente “nossa justiça”, nossa esperança, nosso Salvador.
Veja mais estudos do livro de Romanos aqui