por George Knight – Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus” – Romanos 1: 1
Você já pensou sobre o significado da palavra “apóstolo”?
Ou é apenas mais uma palavra que você não nota sem procurar realmente saber seu significado? O dicionário define a palavra bíblica como alguém que é “enviado”.
Mas um apóstolo não é apenas um cristão que é enviado a algum lugar, nem é o equivalente a “discípulo”. Pelo contrário, na Bíblia um apóstolo é um discípulo com grande autoridade. De acordo com Atos 1:15-26, um apóstolo era alguém que conhecia pessoalmente o Senhor e era uma “testemunha de sua ressurreição” (versículo 22, RSV). Além disso, um apóstolo era um discípulo que havia recebido um chamado “não dos homens nem por meio dos homens, mas por meio de Jesus Cristo e Deus Pai.” (Gálatas 1:1).
Paulo afirma repetidamente que Deus o havia chamado para ser apóstolo (ver, por exemplo, 1 Coríntios 1:1; 2 Coríntios 1:1). Uau! Você vê algum problema aqui? Talvez até uma contradição?
Afinal, primeiro Paulo nos diz que é um “escravo”. E então ele declara que é um “apóstolo”. O primeiro é um termo de grande humildade que expressa o sentido de insignificância pessoal de Paulo. O segundo é um título de grande autoridade – tanta autoridade que Paulo poderia reivindicar igualdade com os discípulos que Jesus escolheu enquanto estava na terra.
Na realidade, a afirmação de Paulo de ser apóstolo está alinhada em um certo sentido com a afirmação de ser escravo de Deus, já que o Antigo Testamento também identificou Josué e outros profetas como “escravos” de Deus (Josué 24:29; Amós 3:7) Assim, Paulo, ao se descrever como escravo e apóstolo, estava se colocando na sucessão dos profetas. Como resultado, ele poderia afirmar que “O evangelho por mim anunciado não é segundo o homem; porque nem o recebi nem o aprendi de ninguém, mas por revelação de Jesus Cristo” (Gálatas 1:11, 12).
Paulo não tinha dúvida de que sua mensagem era de Deus. Estamos prontos para essa mensagem? Estamos preparados para deixar a Palavra autoritativa de Deus falar aos nossos corações e mentes? Em particular, estamos prontos para a carta aos romanos, que têm conselhos e orientações para quase todos os aspectos de nossa experiência religiosa e vida diária? Vamos orar para que possamos responder à Palavra de Deus e caminharmos com Paulo pelos caminhos de sua carta aos romanos.
Veja mais estudos do livro de Romanos aqui