Figuras da Salvação – Parte 3 – Ano Bíblico 2024

Estamos estudando a Doutrina da Salvação. Nessa 3a etapa de nossa jornada o tema é Vida, Morte e Ressurreição de Cristo.

Redenção é o ato ou efeito de redimir ou remir, que significa libertação, reabilitação, reparo, salvação. É o ato de adquirir de novo, de resgatar, de tirar do poder alheio, do cativeiro. É livrar-se de um passo arriscado, é livrar-se das penas da morte eterna.

A metáfora da redenção era extraída do mercado de escravos nos dias de Paulo. Onde um escravo poderia ter a sua liberdade garantida mediante o pagamento de um resgate. O pagamento era feito e poderia ser pelo próprio escravo que ao longo da sua vida poderia acumular reservas suficientes para que um dia ele chegasse ao seu patrão e pudesse pagar o preço do seu resgate. Isto acontecia nos tempos de Paulo. Ou alguém generoso o bastante pagava o resgate daquele escravo.

No Antigo Testamento ver Levítico 25: 47-55 e no Novo, Marcos 10:45; 1 Pedro 1:18-19; Apocalipse 5:9 […]

O ponto importante de Romanos 3: 24 é o de que um pagamento precisava ser feito. A ideia da redenção implica no pagamento de um preço.

O pagamento de um resgate.

Colossenses 1:20 “e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.

Estude este sermão abaixo:

Ainda sobre o tema da figura Redenção

Consequências da Rebelião da Humanidade:

. perderam o privilégio de falar face a face com Deus (Isaías 59:2)

. perderam a vestimenta original ( Gênesis 3: 7)

. perderam o lar que o Senhor Deus fizera para eles ( Gênesis 3 23-24)

. a rebelião transformou a natureza humana, agora carnal sujeita ao pecado. ( Gênesis 6:5 ; Jeremias 13: 23 ; 17:9 ; Mateus 15: 19; Gálatas 5: 19 – 21; Romanos 1: 19 – 32).

. os descendentes do primeiro casal herdariam a tendência pecaminosa por todas as gerações ( Salmo 51: 5; Romanos 7: 15- 19, 23 – 24)

. degeneração, doenças e morte foi o resultado do pecado (Gênesis 3: 16; Romanos 6: 23; Efésios 2:3; 4:18)

. perda da imortalidade (João 3: 16; 1 Pedro 2: 24; Isaías 53: 5-6)

. a Terra inteira foi amaldiçoada por causa do ser humano ( Gênesis 3:17)

. a Terra ficou dividida entre fiéis e infiéis (Gênesis 4)

Leia Patriarcas e Profetas: O Plano da Redenção- Capítulo 4

“Quando nos demoramos sobre Sua bondade, Sua misericórdia e Seu amor, torna-se para nós cada vez mais clara a percepção da verdade; mais elevado, mais santo, o desejo de pureza de coração e clareza de pensamento. A pessoa que habita na pura atmosfera de pensamentos santos é transformada pela comunicação com Deus por meio do estudo de Sua Palavra. A verdade é tão grande, de tão vasto alcance, tão profunda, tão ampla, que faz perder de vista o próprio eu. O coração é abrandado e se submete em humildade, bondade e amor.”(Testemunhos Para a Igreja, v. 8, p. 322)

Ano Bíblico 2024

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *