Figuras da Salvação – Parte 1- Ano Bíblico 2024

Estamos estudando a Doutrina da Salvação. Nessa 3a etapa de nossa jornada o tema é Vida, Morte e Ressurreição de Cristo.

Romanos 3: 26 26  ‘tendo em vista a comprovação da sua justiça no tempo presente, a fim de que o próprio Deus seja justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.’

O que Paulo está dizendo é que mediante Jesus, Deus provou a Sua justiça. A justiça de Deus é alguma coisa que precisa ser demonstrada porque em algum momento Deus foi tolerante deixando pecados impunes.

Para falar em tolerância Paulo usa ‘paresis’ que significa condescendência, algo intencional. Significa passar por alto. Fechar os olhos.

Paulo está dizendo que o sacrifício de Cristo era necessário. Foi uma propiciação para que Ele, Deus, comprovasse que é justo. Por ter Ele, Deus, deixado impune, fechado os olhos. Feito vistas grossas aos pecados anteriormente cometidos.

Ora, o Deus que tapa os olhos aos pecados, que deixa pecados impunes é um Deus justo? Não! Porque Ele falou se pecares morrerás. Isto coloca a justiça divina em check.  Jesus morreu para comprovar que Deus é justo.

Deixar pecados impunes é algo contrário à natureza moral de Deus.

O salário do pecado é a morte. Deus não pode deixar o pecado impune, do contrário Ele não seria um ser moral. Para ser um ser justo, um ser moral, Ele tem que punir o pecador. Mas, Paulo diz que Deus deixou pecados impunes, colocando a Sua justiça sob suspeita. Agora Jesus como propiciação, agora no tempo presente (tempo de Paulo v.26) vindica as ações passadas de Deus.

O verbo vindicar significa mostrar que Ele agiu corretamente. Agiu justamente. A morte de Jesus isenta Deus de qualquer culpa. De que forma deixou Deus os pecados impunes antes da cruz?

Adão e Eva não foram punidos imediatamente após pecarem embora houvesse a lei. Milhares de anos depois Paulo fala em pecados impunes. Nem Moisés, nem Abraão, nem Davi, nem Adão e Eva estavam mais vivos quando Paulo proferiu estas palavras. De certa forma a justiça fora feita. Deus deixou pecados impunes ao perdoar pecados. Desde o pecado de Adão e Eva Deus começou a distribuir perdão com base no sangue de Cristo. Sangue de animais não cobre nenhuma transgressão. Era um tipo, um símbolo do que viria a ser o sacrifício de Cristo. Deus perdoava com base na Sua graça. Com base no Seu plano de enviar Jesus Cristo para morrer. Deus distribuiu perdões no tempo do Antigo Testamento e ao fazê-lo Ele não estava sendo justo porque o preço do resgate ainda não havia sido pago.

É muito fácil alguém citar Apocalipse 13:8: ‘e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.’

Mas, Ele morreu na fundação do mundo? Não, mas sim no plano de Deus. Na intenção de Deus. Porém, não de fato!

Paulo está dizendo que quando Jesus morreu as ações salvíficas no passado foram vindicadas. Todos os perdões que Deus distribuiu no passado estavam corretos.

Até a cruz, Deus não era ambas as coisas. Em relação ao pecador, antes da cruz Deus era justificador. Na cruz Sua justiça foi vindicada. Deus é justo!

. Romanos 5:9 “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.”

A metáfora da justificação é a favorita de Paulo. Quando Paulo fala em justificação ele está pensando numa corte de justiça, na qual alguém é trazido para ser julgado. Existe uma série de acusações contra essa pessoa, mas no final ela é declarada inocente. Ou seja, ela é justificadaJustificação é uma expressão que vem de um contexto que é uma corte de justiça. É como se nós tivéssemos que comparecer perante o tribunal de Deus por causa de nossos pecados, dos erros que cometemos e ali, ao aceitarmos pela fé o que Cristo fez por nós, somos declarados inocentes. Deus me declara inocente. Deus me declara justo. Deus me justifica. Justificação significa isto, ser declarado justo.

Reação do homem à ação de Deus.

“— Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

Tomando Posse da Salvação

“Agora, pois, já não existe nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.” Romanos 8:1

Como Deus aceita o Pecador?

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores.”

“A lei veio para que aumentasse a ofensa. Mas onde aumentou o pecado, aumentou muito mais ainda a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também a graça reinasse pela justiça que conduz à vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.” Romanos 5: 8, 20 -21

Dê uma pausa aqui e estude este sermão abaixo:

“Em nós mesmos somos pecadores; mas em Cristo somos justos. Tendo-nos feito justos, mediante a imputada justiça de Cristo, Deus nos pronuncia justos e nos trata como justos. Considera-nos Seus filhos amados. Cristo atua contra o poder do pecado, e onde este abundava, muito mais abundante é a graça (Rm 5:20). “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Rm 5:1, 2). (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 394).

Ano Bíblico 2024

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Uma resposta para Figuras da Salvação – Parte 1- Ano Bíblico 2024

  1. Geraldo diz:

    Uma excelente mensagem pra enfrentar o caos e…., tudo por quê atuaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *