Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já foi anunciado, para não edificar sobre alicerce alheio.” Romanos 15:20.
Coisas emocionantes estão acontecendo na Igreja Adventista hoje. Plantar igrejas é encontrar uma nova vida – um fato especialmente importante em lugares como a América do Norte e a Europa, onde se tornou uma arte perdida. Mas agora centenas (e até milhares em todo o mundo) de novas congregações começam a cada ano. A convenção SEEDS anual realizada na Andrews University ajuda as pessoas a aprender como plantar igrejas em novos territórios. E agora SPROUTS, uma organização para ajudar a desenvolver programas para nutrir os novos brotos de igreja que cresceram com a disseminação das sementes, aderiu à tendência. O objetivo é conquistar um novo território para Cristo.
Paulo poderia ter se identificado com esses movimentos. Como o mais conhecido plantador de igrejas da história cristã, ele foi o que hoje chamaríamos de pioneiro. Sua ambição era pregar o evangelho onde o cristianismo ainda não era conhecido. Ele não queria construir sobre os fundamentos evangélicos de outras pessoas.
Ao dizer isso, o apóstolo percebeu que nem todos os cristãos, nem mesmo os missionários cristãos, tinham responsabilidades de pioneiro. Ele reconheceu a diferenciação de funções que existe no serviço de Deus. É por isso que ele pôde escrever aos coríntios que uns plantam e outros regam, e que existem aqueles que lançam os alicerces e outros edificam sobre eles (1 Coríntios 3:6-14).
Embora Paulo apreciasse a divisão de trabalho no empreendimento missionário, ele acreditava firmemente que seu chamado divino era ser o pioneiro no mundo pagão que não alcançava. Claro, ele às vezes também trabalhava com congregações que não havia fundado. Um exemplo de ajuda aos cristãos em comunidades estabelecidas é a carta a Roma.
Mas o fardo pessoal de Paulo era o trabalho de pioneiro. Ele queria alcançar aqueles que nunca tinham ouvido o nome de Cristo.
Essa ainda é uma das maiores necessidades e desafios da igreja cristã. É a essa necessidade que organizações como as Adventist Frontier Missions [Missões Adventistas de Fronteira] estão respondendo. Deus tem pessoas que estão lendo esta mensagem hoje que precisam se envolver na implantação de igrejas, com o uso de seus talentos ou bens.
Um deles pode ser você.