Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Não destrua a obra de Deus por causa da comida. Todas as coisas, na verdade, são puras, mas não é bom quando alguém come algo que causa escândalo.” Romanos 14:20.
A saúde é um presente precioso. E o movimento de reforma da saúde é uma bênção de Deus. Em nenhum outro momento da história moderna as pessoas gozaram de tão boa saúde, graças aos princípios estabelecidos ao longo dos últimos 150 anos.
Infelizmente, nem todas as pessoas que se preocupam com sua saúde gozam de boa saúde. Na verdade, alguns ficaram desequilibrados. Assim como nos dias de Paulo havia pessoas que tinham opiniões inflexíveis sobre dieta, a mesma tendência também existiu ao longo dos tempos da história do povo de Deus.
Ellen White teve que enfrentar mais de uma vez aqueles que estavam destruindo “a obra de Deus por causa da comida”.
“São feitas declarações”, escreveu ela, “de que alguns tomam a luz dos testemunhos sobre a reforma de saúde e os transformam em evidência. Eles escolhem declarações sobre certos alimentos que são apresentadas como questionáveis, declarações escritas como advertência e instrução para certas pessoas que entraram ou estavam trilhando um caminho perigoso. Eles se concentram nessas coisas e as reforçam tanto quanto possível, incorporando nessas declarações seus próprios traços de caráter peculiares e questionáveis, e proclamá-los com grande força. Assim, eles os transformam em evidências e os colocam onde apenas causam danos.
“Faltam a mansidão e a humildade de Cristo. A moderação e a prudência são muito necessárias …
“A reforma de saúde, tratada com sabedoria, será uma cunha de entrada, e a verdade poderá segui-la com notável sucesso. Mas a apresentação imprudente da reforma de saúde, que torna esse assunto o propósito da mensagem, tem servido para criar preconceitos em descrentes e atrapalham seu caminho para a verdade …
“Vemos que alguns escolhem as expressões mais fortes dos depoimentos e, sem levar em conta ou apontar as circunstâncias em que foram dados os conselhos e advertências, põem-nos em prática em todos os casos … Há sempre aqueles que estão dispostos a apego a tudo o que lhes permite impor uma prova difícil e severa aos outros, e que eles tecem nas reformas elementos de seu próprio caráter … Eles arbitrariamente selecionam certos elementos dos testemunhos e os impõem a todos; e em vez de ganhar almas, eles não gostam deles, eles causam divisões onde eles poderiam e deveriam fazer as pazes (Selected Messages, book 3, pp. 285, 286).
Senhor, imploramos que nos conceda equilíbrio, moderação e perspectiva no uso de seus dons. Amém.