Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“E quanto aos ramos caídos, a menos que sejam obstinados em sua incredulidade, eles serão enxertados novamente. Essa restauração não está de forma alguma além do poder de Deus.” Romanos 11:23, Phillips.
Há esperança! Esperança para os judeus dos dias de Paulo! Esperança para os desviados! Esperança para quem nunca acreditou! Esperança para judeus e gentios em todas as idades! E há até esperança para aqueles que têm sido “obstinados em sua incredulidade”.
Paulo no versículo de hoje, é claro, tem em mente os judeus de sua época. Se eles cressem, poderiam ser enxertados de volta na árvore da qual foram podados. Apesar de sua rebelião, apesar de sua obstinação, apesar de sua rejeição a Cristo, eles ainda não estavam além da graça de Deus.
Parte da esperança de Paulo para seus companheiros judeus não estava meramente no fato de que Deus estava disposto a perdoá-los, mas de que Ele os estava realmente procurando por meio de Seu Espírito Santo e pregadores do evangelho. Ele os estava perseguindo com Seu Espírito e Sua Palavra, assim como fez com os rebeldes Adão e Eva no Jardim do Éden.
A salvação vem de Deus. Paulo não tem a menor dúvida desse fato. Mas ele também está certo de que deve ser recebido pela fé. Assim, ele diz dos judeus: “se não persistirem na incredulidade, serão enxertados, porque Deus é poderoso para os enxertar novamente” (Rom. 11:23, NVI). Ele então prossegue afirmando que se aqueles ramos enxertados na árvore de uma árvore selvagem tivessem prosperado, “quanto mais prontamente estes, os ramos naturais” florescerão se restaurados ao tronco original de onde vieram em primeiro lugar (verso 24, NIV).
Paulo está cheio de esperança por seu povo. A salvação vem de Deus. Se eles apenas responderem com fé, eles podem ser salvos.
Deus ainda trabalha da mesma maneira no século vinte e um. A salvação ainda vem do Senhor. Isso vem por meio da pregação do evangelho e é algo em que entramos quando deixamos de nos rebelar (pecado) contra Deus e colocamos nossa confiança em Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Embora a salvação venha de Deus, Ele salva trazendo pecadores à fé em Cristo.
Hoje a porta da graça de Deus ainda está aberta, e a promessa da Bíblia é que “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Atos 2:21, RSV).