Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Meus irmãos, do fundo do meu coração anseio e oro a Deus para que Israel seja salvo!” Romanos 10: 1, Phillips.
Como você se sentiria se fosse Paulo? Os líderes judeus haviam atormentado seu trabalho praticamente desde o momento em que ele se tornou cristão. Eles não apenas atrapalharam seus esforços, mas também garantiram que ele recebesse mais do que sua cota de dor física e prisão. Alguns deles eventualmente buscariam sua vida. Seus inimigos queriam prejudicá-lo.
Como você lidaria com essas pessoas? Talvez a melhor maneira de responder a essa pergunta seja examinar como tratamos aqueles que nos rejeitaram – aqueles que, por assim dizer, cuspiram em nós quando tentamos ajudá-los. Não sei como é com você, mas estou tentado a simplesmente ignorar essas pessoas. Afinal, posso dizer: “Fiz tudo o que podia para ajudá-los. Eles parecem gostar do erro ou da sarjeta. Acho que terão que aprender da maneira mais difícil.” Ou talvez pensemos que estes realmente mereçam o que aconteceu com eles. (É claro que eles merecem; e muito mais!)
Paulo certamente poderia ter se sentido assim em relação aos líderes judeus de sua época. Mas o que importa no texto de hoje é que ele não fez isso – ou se deixou, não deixou que essas emoções dominassem seu cristianismo. Em vez disso, ele disse a eles que orava do fundo de seu coração para que eles fossem salvos.
Isso é amor. É o mesmo tipo de amor que Jesus disse que devemos ter se quisermos ser perfeitos, assim como nosso Pai celestial é perfeito (Mateus 5: 43-48). E é o mesmo tipo de amor que Deus tinha por nós quando Ele enviou Jesus para morrer por nós quando ainda éramos Seus inimigos (Romanos 5:8, 10).
Isso é poderoso. Isso é cristianismo. É assim que Deus é. E lembre-se, Ele deseja que sejamos como Ele.
Em vez de mandar seus inimigos para o inferno, Paulo orou por sua salvação eterna. Ele orou, com efeito, para que pudesse morar ao lado deles no céu.
Como está você hoje, meu amigo? Você tem esse tipo de amor? Ouvimos muito sobre a perfeição de caráter em alguns círculos, mas a ação de Paulo é central para definir a perfeição de caráter.
Pai, ajude-me hoje a ter o desejo de ser mais parecido contigo. Ajude-me a amar, especialmente aqueles que acredito que abusaram ou se aproveitaram de mim. Amém!