Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Estou falando a verdade em Cristo, não estou mentindo; minha consciência me dá testemunho no Espírito Santo.” Romanos 9:1, RSV.
Romanos 9: 1 sinaliza uma grande mudança no assunto de Paulo.
Até agora, demos quatro passos com o apóstolo em sua visita guiada pelo livro de Romanos. No primeiro, 1: 1-17, encontramos Paulo e os cristãos romanos e vimos seus temas. A segunda, 1: 18-3: 20, nos apresentou o problema do pecado e sua universalidade entre judeus e gentios. O terceiro, 3: 21-5: 21, revelou como o gracioso dom da justificação de Deus resolveu o problema do pecado para aqueles que desejam aceitá-lo pela fé. Então, em 6: 1-8: 39 Paulo nos ajudou a ver que aqueles que estavam em um relacionamento de fé com Jesus andariam com Ele nos princípios de Deus. O apóstolo culminou em seu tratamento com um grande hino de vitória e segurança.
Agora estamos prontos para uma quinta etapa com Paulo. Nesta fase, ele ajudará os judeus a ver como eles se encaixam no plano de Deus. Algumas autoridades veem este capítulo como “uma espécie de pós-escrito” do plano de salvação apresentado nos primeiros oito capítulos, mas devemos vê-lo como parte integrante dessa apresentação. Afinal, na nota tônica de Romanos em 1: 16 Paulo observou que o evangelho “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que tem fé, primeiro do judeu e também do grego” (RSV). Ele agora está pronto para mostrar o que o evangelho significa para o povo judeu.
A “questão judaica” é grande para Paulo. Os judeus haviam sido o povo escolhido de Deus, mas agora parecem ter sido substituídos por uma igreja em grande parte gentia. Se os judeus são os “eleitos”, por que a maioria deles está fora da comunidade cristã? Que papel eles desempenham no plano de salvação?
É para essas questões que Paulo agora se volta. Mas ele começa seus três capítulos sobre o assunto de uma forma muito estranha. Três vezes em Romanos 9: 1 ele enfatiza a veracidade e sinceridade do que se segue: (1) “Eu falo a verdade em Cristo”, (2) “Não minto” e (3) “Minha consciência me dá testemunho no Espírito Santo. “
O apóstolo sente que alguns de seus leitores terão sérias dúvidas sobre vários pontos de sua apresentação. Ele deseja que eles saibam que ele está falando com a maior sinceridade de coração.
Há uma lição para nós aqui. Todos nós enfrentamos situações difíceis em que podemos ser desconfiados e mal compreendidos. Em tais situações, precisamos nos esforçar para alcançar as pessoas se quisermos nos comunicar com elas de maneira eficaz.