Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Pois aqueles a quem ele conheceu, também os predestinou para serem conformado à imagem de seu Filho, a fim de que ele pudesse ser o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8:29, RSV.
A palavra “para” nesta passagem nos leva de volta a Romanos 8:28, onde lemos que “Deus faz com que todas as coisas contribuam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” (NASB). Esse texto, por sua vez, devemos interpretar no contexto do tópico do sofrimento que começa no versículo 17 e no contexto adicional dos gemidos pelo fim do pecado e decadência que caracterizam os versículos 19-25.
Então, nos versículos 26 e 27, Paulo começa a oferecer palavras de encorajamento, incluindo o fato de que o Espírito Santo torna nossa vida de oração eficaz e que Deus está trabalhando ativamente para o bem de Seus filhos (versículo 28). Esse amor pastoral se estende até os versículos 29 e 30, nos quais Deus nos diz que Ele sabe tudo sobre nós desde o início.
Ele não apenas conheceu de antemão a cada um de nós, mas também predestinou cada um para ser salvo. Como Paulo observou em 1 Timóteo 2:4, Deus “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (RSV). Cristo fez uma declaração semelhante quando disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). Novamente, “todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). “Quem quiser, tome de graça da água da vida” (Apocalipse 22:17).
O padrão bíblico é claro: Deus oferece salvação a todos gratuitamente, mas cabe a cada indivíduo aceitar a oferta. Ele não força ninguém.
O propósito de nossa passagem é pastoral e prático. Paulo continua a confortar aqueles que estão “sofrendo” e “gemendo” em sua condição de meio salvos. Ele lhes garante que não apenas o Espírito está com eles (Rom. 8:26, 27), que não apenas está trabalhando ativamente em seu favor em cada um de seus problemas, mas também que sua salvação final está em Suas mãos. As mãos dAquele que os conheceu de antemão como Pai e que os predestinou ou selecionou para a salvação também garante seu futuro. Eles não têm nada a temer, apesar das circunstâncias terem sido um mau presságio.
O Senhor não apenas os selecionou para a salvação; Ele também deseja que eles “sejam conformados à imagem de seu Filho”. Ele deseja que cada cristão se torne mais semelhante a Jesus. Ele procura recriar a imagem de Cristo em cada um de Seus filhos. Se pensarmos na justificação como o início da salvação pessoal, o crescimento em santidade é sua continuação na vida de cada cristão.