Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“No final, toda a vida criada será resgatada da tirania das mudanças e decadência, e terá a sua parte nessa liberdade magnífica que só pertence aos filhos de Deus!” Romanos 8:21, Phillips.
“Mudança e Decadência” é a essência da vida nesta terra. É assim com as pessoas. Qualquer pessoa com mais de 50 ou mesmo 40 anos está bem ciente desse fato. Antes eu tinha uma visão perfeita, mas agora tenho óculos. Uma vez eu tinha costas fortes; agora tenho exercícios noturnos para as costas. Uma vez eu tive muito cabelo loiro e ondulado; agora estou feliz por ter alguns “cabelos” – grisalhos prateados. E por aí vai. Mudança e decadência são o destino da vida.
Salomão reconheceu esse fato. No último capítulo do Eclesiastes, ele escreve: “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua juventude, antes que venham os dias maus e se aproxime os anos, quando dirás: ‘Não tenho prazer neles”‘ (Ecl. 12: 1, RSV).
Parece que foi ontem que mal pude esperar pelo meu próximo aniversário. Mas os tempos mudaram. Como diz o sábio, os “trituradores [dentes] das pessoas cessam porque são poucos”, suas “janelas [olhos] escurecem”, “e o desejo falha; porque o homem vai para seu lar eterno … e o pó volta para a terra como era, e o espírito [ou fôlego] retorna a Deus que o deu. Vaidade das vaidades, diz o Pregador: tudo é vaidade “(Ec 12: 2-8, RSV). Mudança e decadência são o destino da vida.
Paulo nos diz que isso afeta até “toda a vida criada”. Não é preciso ser especialmente sábio para ver que algo está errado com nosso planeta. Há poucos dias, um poderoso terremoto na Índia tirou entre 70.000 e 100.000 vidas humanas. Tornados, incêndios florestais, secas, furacões, pestes e doenças atacam em toda parte. Vivemos em um mundo em que as ervas daninhas crescem sozinhas, mas não os tomates, trigo, milho ou maçãs de primeira classe. O mundo natural treme à beira do colapso. Mudança e decadência são a ordem da vida.
É essa mesma ordem que Paulo diz que chegará ao fim. “No final, toda a vida criada será resgatada da tirania da mudança e da decadência, e terá sua parte nessa liberdade magnífica que só pode pertencer aos filhos de Deus!”
Um novo dia se aproxima em que a mudança e a decadência desaparecerão para sempre. Pedro nos ajuda a compreender esse tempo quando escreve que “segundo a sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, em que habite a justiça” (2 Pedro 3:13, RSV).