Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Pois aqueles que vivem segundo a carne pensam nas coisas da carne, mas aqueles que vivem segundo o Espírito pensam nas coisas do Espírito.” Romanos 8:5, NRSV.
Pedro não era um homem tão mau. Ele apenas tinha sua mente no lugar errado. Daí a forte repreensão de Jesus: “Afaste-se de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim; não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens” (Mat. 16:23, NVI). O discípulo não era perverso exteriormente, mas via as coisas de uma perspectiva mundana. E esse ponto de vista tirou sua vida do centro.
Tiago e João tinham uma “doença mental” semelhante quando enviaram a mãe para pedir os dois melhores lugares no reino para eles. Eles estavam, na linguagem de Paulo, tendo “pensamentos carnais” sobre posição e poder e, portanto, estavam fora de sintonia com o reino espiritual. Como resultado, suas vidas estavam em desarmonia com a vontade de Deus para eles.
Pôr a mente nas “coisas da carne” não se refere necessariamente aos pensamentos e ações que consideramos como sensualidade grosseira, um fato demonstrado pela lista de Paulo das obras da carne em Gálatas 5:19-21. Ele inclui coisas como ciúme, ambição egoísta e inveja. Assim, uma disposição que podemos definir como “da carne” pode se manifestar de muitas maneiras. Essas pessoas podem ter boas intenções e podem até ser membros da igreja ou mesmo funcionários da igreja, mas seu quadro de referência é moldado pelas coisas desta vida. E essa perspectiva influencia a maneira como eles vivem. Assim, o caminho da carne, em linha com a metáfora de Paulo em Romanos 8: 4, é uma maneira de caminhar na vida.
Oposto a essa perspectiva e vida está o caminho do Espírito. “Aqueles que vivem de acordo com o Espírito” fazem isso porque eles “fixaram suas mentes nas coisas do Espírito”. Mais uma vez, aqueles que centram suas mentes nas coisas espirituais não estão apenas um pouco interessados nelas. Ao contrário, suas mentes e vidas estão focadas nas coisas espirituais, assim como aqueles que colocam suas mentes nas “coisas carnais” têm uma vida dominada pelas coisas deste mundo.
Paulo não tem dúvidas sobre isso. Onde sua mente estiver, sua vida também estará. Esse é um pensamento desafiador. Onde está minha mente? O que gosto de pensar quando tenho tempo livre? O que as respostas a essas perguntas me dizem sobre minha orientação espiritual?