Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“[Por Deus enviar Seu Filho] para lidar com o pecado, ele condenou o pecado na carne.” Romanos 8: 3, NRSV.
O Pai enviou Cristo “em semelhança de carne pecaminosa … para lidar com o pecado” (Rom. 8:3). Paulo não deixa a menor dúvida sobre por que Deus o enviou. A raça humana estava confusa e incapaz de se livrar do poço do pecado e da condenação resultante.
Cristo foi enviado, como afirma o King James e muitas outras versões, “para o pecado”. Ele foi enviado para lidar com isso de uma vez por todas. O que Paulo quer dizer ao dizer que Cristo veio “para o pecado” ou “para lidar com o pecado”? Algumas traduções, como a New American Standard Bible e a New International Version, baseiam-se na versão grega da tradução repetida e consistente do Antigo Testamento de “pelo pecado” como sendo “uma oferta pelo pecado”. Hebreus 10: 6-8 reflete corretamente essa tradução. Mas o contexto de Romanos 8: 3 parece exigir uma interpretação mais ampla. E, claro, é verdade que Jesus lidou com o pecado em mais de um nível.
O propósito de Paulo nesta passagem é explicar como os cristãos podem ter vitória sobre o pecado, visto que a lei era impotente para provê-la para eles. Por essa razão, Deus enviou Jesus, que tratou o pecado de maneira definitiva. Cristo veio para suportar a penalidade do pecado com Sua morte, mas também para destruir seu poder controlador na vida daqueles que O aceitam pela fé. As palavras “lidar com o pecado” resumem Sua missão neste mundo.
Romanos 8: 3 diz que a maneira como Ele lidou com o pecado foi condenando-o “na carne”.
E como Jesus condenou o pecado na carne? Primeiro, como Aquele que foi enviado “em semelhança de carne pecaminosa”, Ele viveu uma vida de completa obediência a Deus e, portanto, como o segundo Adão venceu onde o primeiro Adão havia falhado.
Em segundo lugar, Ele não apenas viveu em completa harmonia com a lei, tornando-se assim o Cordeiro imaculado de Deus, mas também morreu “na carne” uma morte sacrificial “uma vez por todas” (Rom. 6:10, NVI) ao se tornar nossa ” oferta pelo pecado” (Rom. 8: 3, NVI). O que Jesus fez “na carne” tanto em Sua vida quanto em Sua morte condenou todo pecado.
Por Sua vida e morte, Cristo não apenas removeu a sentença de condenação para aqueles que aceitam Sua graça, mas Ele proveu a base para remover o domínio poderoso que o pecado exerce sobre até mesmo os crentes. Cristo lidou com o pecado de maneira a abrir o caminho para a vitória para Seus seguidores.