Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Portanto, agora não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus.” Romanos 8:1, NRSV.
Com Romanos 8 chegamos a um dos capítulos mais amados da Bíblia. Se o capítulo 7 lida com tensão, frustração e derrota temporária, o capítulo 8 é de vitória. Como Griffith Thomas apontou, o capítulo começa com “nenhuma condenação” e termina com “nenhuma separação”, enquanto no meio ele é caracterizado por “nenhuma derrota”.
Romanos 8 é um capítulo sobre vitória. Porém, mais do que isso, é um capítulo sobre segurança, a certeza da salvação para aqueles que estão em Cristo. O capítulo ilustra a vida nova e maravilhosa que se abre para aqueles que colocam sua confiança Nele.
Romanos 8: 1 tem duas ideias absolutamente centrais. A primeira é que “não há condenação”. Essa é uma boa notícia, especialmente para aqueles que lutam contra o poder e a persistência do pecado em suas vidas revelados em Romanos 7. Eles podem viver uma vida de luta e até mesmo cair às vezes, mas não há “nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus”.
Por que não há condenação? Isso é o que Paulo tem explicado desde Romanos 3:21. Delineando cuidadosamente como funciona a salvação pela graça, ele deixou bem claro que a salvação é pela graça somente por meio da fé.
A palavra “fé” nos traz à segunda ideia em Romanos 8: 1. Nem todos estão livres de condenação, mas apenas aqueles que estão “em Cristo Jesus”. Paulo é especialmente claro que uma pessoa está “em Adão” ou “em Cristo” (1 Cor. 15:22; Rom. 5: 12-21). “Em Cristo” ocorre 164 vezes nos escritos de Paulo, incluindo 11 vezes (contando pronomes e sinônimos) em uma das grandes sentenças iniciais de Efésios (1: 3-14).
James Stewart aponta que “o cerne da religião de Paulo é a união com Cristo. Esta, mais do que qualquer outra concepção – mais do que justificação, mais do que santificação, mais até do que reconciliação – é a chave que abre os segredos de sua alma.” Para Paulo, aqueles que estão “em Cristo” são justificados, santificados e estão sendo progressivamente santificados e aperfeiçoados. E se eles permanecerem “em Cristo”, eles terão a certeza do reino quando Cristo voltar.
Mas, você pode estar pensando, como alguém está “em Cristo”? Não por nascimento. Nascemos no caminho de Adão. Para Paulo, as pessoas se tornam “em Cristo” quando conscientemente aceitam a Cristo pela fé como Senhor e Salvador.