Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Quem vai me resgatar desse corpo de morte? Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor!” Romanos 7:24, 25, NRSV.
O apóstolo passa de uma discussão sobre sua miséria para um grito por libertação: “Quem me salvará deste corpo de morte?”
Sua resposta é o grito de alegria: “Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor!” Ele sabe por experiência própria que o problema do pecado tem apenas uma solução. É Cristo quem nos livra do dilema do pecado em curso e acabará literalmente resgatando Seu povo “deste corpo de morte” no segundo advento, quando, Paulo nos assegura, “os mortos serão ressuscitados imperecíveis e nós seremos transformados. Pois este perecível deve revestir-se do incorruptível e este mortal deve revestir-se da imortalidade” (1 Coríntios 15:52, 53, NASB).
O grito alegre de Romanos 7:25 fornecerá o assunto para o capítulo 8. Lidar com a vitória cristã, é em muitos aspectos o ponto alto do livro de Romanos. Mas antes de passar para os temas vitoriosos do capítulo 8, Paulo adiciona um pouco de equilíbrio no final do capítulo 7. Suas palavras finais são: “Portanto, eu mesmo em minha mente sou um escravo da lei de Deus, mas na natureza pecaminosa um escravo da lei do pecado” (Rom. 7:25, NVI).
Alguns acham que é uma frase estranha após o grito de vitória na primeira parte de Romanos 7:25 e pouco antes da tremenda declaração de segurança cristã em Romanos 8: 1. Vários intérpretes, como Moffatt e C. H. Dodd, chegam ao ponto de tratar a colocação da última parte do versículo 25 como um erro e anexá-la ao versículo 23, que tem o mesmo tema.
Mas não é um engano. Paulo pode saber que Cristo é a vitória, mas ele ainda é um realista. Assim, o final do versículo 25 é um lembrete, afirma D. Stuart Briscoe, de que “a guerra não acabou e a batalha continuará, mas com a certeza da vitória em vez da inevitabilidade da derrota.”
A contínua tensão entre o espírito e a carne permanece. Mas o cristão não luta sozinho. Cristo está ao lado de cada crente. E por meio do Espírito Santo (um tópico importante de Romanos 8), a vitória será conquistada. Paulo disse aos filipenses algo muito semelhante: “Estou certo de que aquele que começou uma boa obra em vocês, a completará no dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1: 6).
Louve a Deus por todas as Suas bênçãos. Louvado seja Deus por não estarmos sozinhos. Louvado seja Deus, porque Ele nunca nos abandona, nem mesmo quando as coisas ficam difíceis.