Por George Knight
Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos
“Agora, se estamos mortos com Cristo, acreditamos que também viveremos com ele.” Romanos 6: 8.
No contexto de Romanos 6, é absolutamente crucial reconhecer que o cristianismo não é apenas uma forma de morrer, mas também uma forma de vida. O cristianismo é principalmente uma força positiva, não negativa. A morte do eu como centro da existência abre o caminho e prepara o terreno para a vida cristã. Paulo tem nos dito que assim como a ressurreição de Cristo se seguiu à sua morte, uma experiência paralela acontece em cada um de seus seguidores.
O ideal de Deus para Seu povo não é um vazio moral, mas uma nova vida de plenitude com Cristo. Essa vida começa com a morte da velha vida que foi marcada pelo egoísmo egocêntrico. O arrependimento é uma aversão ao pecado, acompanhada por uma resposta ao amor de Deus em Cristo. A vida cristã não é apenas afastar-se de algo, mas voltar-se para uma nova vida baseada nos princípios de Deus.
Ao mesmo tempo em que Deus justifica um pecador, Ele também inicia o processo de santificação. Paulo ensina que, por meio de Sua graça, Deus dá às pessoas convertidas novos corações e mentes, novas maneiras de ver o mundo e novos motivos para viver nEle (Colossenses 3: 9, 10; Romanos 12: 2; Efésios 4:22 -24).
Ellen White reflete o mesmo pensamento quando escreve que “o perdão de Deus não é meramente um ato judicial pelo qual Ele nos liberta da condenação. Não é apenas o perdão do pecado, mas o resgate do pecado. É o fluxo do amor redentor que transforma o coração. Davi teve a verdadeira concepção de perdão quando orou: ‘Crie em mim um coração puro, ó Deus, e renove um espírito reto dentro de mim'” (Thoughts From the Mount of Blessing, p. 114).
Paulo se refere à pessoa que aceita a obra de Cristo como uma “nova criação” – alguém para quem o velho caminho “passou” e “o novo veio” (2 Coríntios 5:17, RSV). Novamente, ele escreve: “Estou crucificado com Cristo; não sou mais eu que vivo, mas Cristo que vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e deu a si mesmo por mim” (Gál. 2:20, RSV).
“Viveremos com Ele” é a mensagem de Paulo em Romanos 6. Aqueles que vivem com Ele viverão como Ele e orarão diariamente para refletir Sua semelhança com mais perfeição. Esse é o caminho da piedade.